Uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil, com a
colaboração das principais empresas que compõem o mercado digital, concluiu que
a publicidade online no país deverá crescer 14% e o marketing digital
movimentará cerca de R$ 9,5 bilhões este ano.
O que podemos perceber é que mesmo com a economia
em crise, com falta de investimento e receita, esse crescimento fortalece ainda
mais as empresas pioneiras do setor. Por outro lado, aquelas que ainda buscam
investir nessa área acabam enfrentando dificuldades em encontrar o melhor
caminho para ter sucesso. Pensando nisso, elaborei esse artigo com cinco
tendências do marketing digital que irão fazer com que seu negócio decole:
1. Humanização do branding: com a ascensão das
mídias sociais, as empresas irão perceber que seus clientes desejam interagir
com outras pessoas e não com marcas ou empresas. Portanto, aquelas que
investirem na humanização de seu atendimento, tendem a desfrutar de maiores
taxas de conversão, fidelização, rápido crescimento da audiência e a garantia
de clientes mais satisfeitos.
2. Inbound Marketing: a cada ano esse
conceito se torna cada vez mais significativo para as empresas que atuam no
segmento online. Este ano, em especial, a tendência é investir ainda mais no
inbound marketing pois é uma vertente que permite a personalização,
posicionamento e fidelização de forma eficaz. Os blogs corporativos, por
exemplo, tendem a elevar sua produção de conteúdo, buscando ser representativos
em relação à necessidade de seus consumidores e o reflexo de seus concorrentes.
3. Links patrocinados: apesar do aumento
do inbound e da execução de SEO para o tráfego orgânico, a publicidade paga
continuará tendo grande atuação no marketing digital. Os links patrocinados
servirão cada vez mais como suporte para a divulgação dos conteúdos publicados
nas plataformas, tendo menos expressão como formas principais, mas grande
significado quando aplicados paralelos ao marketing de conteúdo.
4. Vídeos online: considerado uma grande
tendência nesses últimos anos, utilizar os vídeos online pode ser uma das
melhores estratégias para ter resultados de conversão. Segundo pesquisa da
Accenture, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de
visualizações em plataformas de vídeos, com mais de 11 bilhões de views mensais
e cerca de 96% de usuários na web que consomem conteúdo em vídeo.
5. E-mail Marketing: é uma das formas
mais tradicionais e eficazes de marketing online. Pesquisa feita pela Forrester
Research afirma que usuários que compram produtos por e-mail, gastam 138% a
mais do que as pessoas que não recebem esse tipo de oferta. O e-mail marketing
é uma das grandes tendências de investimento em formação de listas, construção
de páginas e produção de iscas, garantindo altas taxas de conversão de vendas,
leads e propects.
Essas foram apenas algumas dicas de como aproveitar
as principais tendências do marketing digital de forma eficiente para gerar
engajamento e, consequentemente, aumentar a identidade da sua marca. Procure
investir e aplicar essas estratégias em seu negócio e aumentar a conversão de
vendas.
Fonte: Por Eric Hayashi - líder de marketing da SambaAds, disponível
em http://boo-box.link/235IW
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