Pular para o conteúdo principal

Uma nova filosofia da Comunicação

No dia 8 de outubro, o Valor Econômico, pela primeira vez, fez circular uma edição setorial sobre o tema Comunicação Corporativa. Das suas páginas, em português e inglês, sob o título "Uma única face: empresas adotam mensagem uniforme e integrada para diferentes públicos", transpira um verdadeiro guia filosófico da moderna comunicação corporativa. Eis alguns conceitos chave:

"A mudança que alavancou a função comunicação foi em grande parte a economia dos intangíveis - uma função é importante pelo valor que gera para a marca. A marca de uma empresa representa 20% a até 60% do valor dela, chegando a 80% nas empresas de tecnologia. Esse foi o fator decisivo para colocar a comunicação no centro estratégico das empresas, do fim da década de 90 para cá." (Eraldo Carneiro, gerente de planejamento e gestão de comunicação institucional da Petrobrás).

"Nosso desafio é trabalhar o que chamamos de filosofia de grupo único - criar unidade na diversidade- e respeitar três pontos básicos: a estratégia de negócios, as diferentes culturas e os diferentes públicos com os quais a gente se relaciona. As minhas principais funções hoje são a gestão da marca e o novo posicionamento do grupo, que começa a ser implantado no Brasil e nos 14 países onde estamos presentes. As relações com a imprensa e com o governo estão agora com a nova diretoria de relações institucionais, criada em março do ano passado.Todo o marketing operacional está conosco, os eventos corporativos internos e externos. Também damos diretrizes corporativas de comunicação para todos os negócios do grupo (Malu Weber, gerente geral de marca e comunicação corporativa da Votorantim).

"A Fiat automóveis trata a comunicação empresarial como uma ferramenta estratégica e inclui nela algumas áreas que, antes, eram mais ligadas ao marketing. A comunicação corporativa também coordena um comitê de imagem, que reúne A áreas de comunicação interna e a publicidade. Foi um grande desafio integrar toda a política de comunicação estratégica com a área de publicidade, que tem um conceito e uma prioridade muito mais comercial. (Marco Antonio Lage, diretor de comunicação corporativa da Fiat Automóveis).

"Hoje, a empresa busca gestores qualificados para lidar com a comunicação ao mesmo tempo em que prepara os gestores que têm e cuja formação não incluiu essa atribuição que hoje lhes é cobrada. O gestor ,agora, é responsável pela imagem e pela reputação da empresa, pelas questões ambientais no geral, independente da função em que está, e é responsável da mesma forma pelas relações com a comunidade, com a imprensa, com os empregados (Olinta Cardoso Costa, diretora de comunicação institucional da Vale do Rio Doce).

"Comunicador tornou-se um mediador, um gestor de equipes, um zelador do grande ritual moderno que são os relacionamentos. Hoje a empresa é um nó de uma grande rede e deve construir sua imagem através do diálogo, porque a identidade já não é um a projeção da sala de comunicação corporativa. Tudo isso transformou o comunicador em articulador e educador e, nesse contexto, ele tem de abraçar a bandeira da cultura: precisa ser um intelectual, capaz de lidar com o processo que leva da identidade à alteridade - ao outro, ao diferente (Paulo Nassar, presidente da Aberje).

"A fronteira entre todas as áreas de uma grande empresa é muito movediça. Não é a fronteira que faz a diferença na nossa atividade. O que realmente faz a diferença é o fato de sermos os administradores do simbólico. O comunicador passa a ser o guardião do mito de origiem. É dele o papel de contar para sempre a história de sucesso. Além disso, contar outras histórias que podem transformar uma atividade econômica em alguma coisa um pouco mais transcendente. " (Rodolfo Gutilla, diretor de assuntos corporativos e relações governamentais da Natura).

Depoimentos dessa natureza, fruto da aliança da prática com a consistência do conhecimento teórico, é que produzem o saber comunicacional. São emblemas de uma filosofia da comunicação que evoluiu do utilitarismo prático para a visão estratégica transcendente. Na prática, o comunicador deixa de ser um intermediário entre a companhia e a mídia para ser um estrategista, um conselheiro, um guardião da marca, da reputação e o formulador de um processo que transita da comunicação integrada para a comunicação total.

Este procedimento é fruto de uma era em que a velocidade e a profusão da comunicação cria uma nova consciência nos diferentes públicos. E, na medida em que aumenta a quantidade e a qualidade da informação, a tendência dos públicos e conhecer melhor as coisas, evoluir da opinião pública, mutante e superficial por natureza, para o saber público, racional e consistente por estar ligado ao conhecimento.

O dado relevante é que a filosofia de comunicação que emerge da edição em foco não é uma voz particular, mas o coro polifônico de múltiplas vivências, todas associadas a empresas líderes da economia. Dois outros dados relevantes, colhidos de uma pesquisa do Databerje: 85,8% das corporações alocam atualmente recursos para a área de comunicação e 64% tendem a ampliar os investimentos nos próximos anos. Tudo isso vai implicar em vastas mudanças na formação do comunicador.


Fonte: Por Francisco Viana, in terramagazine.terra.com.br

Comentários

Anônimo disse…
Somos da empresa junior de relações públicas da Unesp de Bauru e achamos seu blog muito interessante e estamos o adicionando na lista do nosso blog.
este é o nosso blog www.rpjr.blogspot.com dê uma olhada
Abraços
Diretoria de Comunicação da RP Jr.
Anônimo disse…
Olá, bom dia!

Estou pesquisando fontes para minha matéria e achei seus comentários sobre "lealdade do consumidor" bastante interessantes. Sou jornalista da revista Segredo do Sucesso e nossa publicação possui uma editoria chamada “Imagem dos Negócios”. Nessa seção, falamos sobre como a sua empresa pode melhorar usando determinados recursos de marketing, RH etc. Na edição 15 o tema será Como agregar Valor à marca. Gostaria de saber se é possível que você me concedesse uma entrevista sobre seu ponto de vista sobre o assunto.

Se puder me ajudar, agradeço desde já.

Acesse nosso site e veja nossa revista em PDF.

Obrigada!!!
Oi Jéssica.
Você pode me contatar diretamente pelo e-mail: fabio.albukerk@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç