Pular para o conteúdo principal

Ambição e competitividade do esporte são pilares corporativos

Os desportistas que penduraram as chuteiras para montar sua própria empresa aprenderam com o esporte valores como constância, esforço e ambição. Na Espanha, as finanças são o destino preferido destes atletas do mundo empresarial. Entre os brasileiros, as preferências se dividem em vários setores. Ronaldo Nazário, o Fenômeno, por exemplo, é sócio da academia A! Body Tech, no Rio de Janeiro. O ex-capitão do Internacional, Fernandão abriu em Porto Alegre o restaurante temático Il Calcio. Já Pelé, o rei do futebol, também virou craque fora dos gramados, com uma série de empreendimentos, entre eles uma academia e a Pelé Arena Café & Futebol.

A palavra "atleta" vem do grego "athlos", que significa "competição", e não há disputa maior que o dia-a-dia dos negócios. Este é o principal alento que os atletas que passaram do esporte para os negócios extraíram de sua carreira.

Para Kike Sarasola, jóquei olímpico em três ocasiões e hoje presidente da cadeia hoteleira espanhola Room Mate, as lições aprendidas no esporte são essenciais na condução da rede. "O esporte ensina disciplina, constância e algo muito importante nos negócios: trabalhar com objetivos". O executivo assegura que a experiência esportiva pode ser transferida à empresa, mas com algumas diferenças. "Os objetivos impostos ao esportista são para quatro anos. Na empresa o ritmo é mais rápido".

Na preparação aos Jogos de Atenas em 2004, ele caiu do cavalo e ficou quatro meses parado. Neste momento, decidiu dedicar-se por completo à cadeia hoteleira que preside. "A passagem da hípica aos negócios foi saltar de uma obsessão à outra, à qual você dedica toda a sua energia e tempo."

Desde que fundou o primeiro hotel, em 2005, Sarasola colocou em atividade 17 unidades e tem cinco em processo de abertura, na Espanha e em países como Estados Unidos, México e Argentina. "Tanto no esporte como nos negócios, tem-se de ter ambição", ensina Sarasola, principal acionista da companhia, com 62,8%.

O jóquei aponta outra semelhança entre a competição esportiva e a rotina empresarial. "O esporte é o lugar onde as coisas mudam mais rapidamente. Um dia o indivíduo é o rei porque ganhou e, no dia seguinte, é o último. É uma lição de humildade."

Saúde física e mental
Juan Antonio Samaranch Filho, que diz ter praticado todos os esportes - embora seu preferido seja o pentatlo moderno -, é conselheiro da GBS Finanzas Investcapital, empresa que fundou com Pedro Gómez Baeza, em 1991. "O esporte é fundamental para enfrentar o mundo profissional. Proporciona a você boa saúde física e mental".
Sua experiência mais recente foi a disputa da Maratona de Nova York. "Preparar-se para uma maratona é um grande treinamento, porque estabelece a você um objetivo e é necessária a constância e a tenacidade, como nos negócios, mas corrê-la é um pesadelo".

Samaranch colabora com o United in Sports, fundo de investimento com foco em negócios esportivos, e está aproveitando os Jogos Olímpicos de Pequim para realizar contatos e estudar perspectivas e negócios. O executivo faz uma recomendação aos departamentos de recursos humanos das companhias. "Os esportes em equipe estimulam as relações e o crescimento pessoal, qualidades muito valorizadas no mundo da empresa". Além do mais, prossegue o executivo, "o esporte é uma plataforma para criar pessoas mais capazes".

Um esportista que se destacou tanto nas pistas como no mundo dos negócios foi o ucraniano Sergei Bubka. Especialista em salto com vara, ele ganhou seis mundiais entre 1983 e 1997, além do ouro nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988. Nascido em 1963, em Lugansk, Bubka recebeu o prêmio Príncipe das Astúrias dos Esportes em 1991 e, atualmente, preside o Rodovik Bank, da Ucrânia. A instituição financeira conta com uma captação na bolsa de valores de €233,32 milhões e teve receitas líqüidas de €4,33 milhões em 2007.

Já a espanhola Carlota Castrejana é uma atleta polivalente, que compete na modalidade de salto triplo, mas que também disputou - e com êxito - provas de salto em altura e em distância. Antes de se dedicar ao atletismo, Castrejana foi jogadora olímpica de basquete em Barcelona, em 1992.

A atleta combina o trabalho - no escritório de advogados Gómez-Acebo & Pombo, como especialista em Direito Esportivo - com as provas de atletismo. Competiu, por exemplo, no salto triplo em Sydney 2000 e Atenas 2004. Ouro europeu de pista coberta em 2007, em Birmingham (Inglaterra), ela não se classificou nas preliminares de salto triplo em Pequim, no dia 15.

Em todo o mundo, há inúmeros outros casos atletas que, após a carreira esportiva, se dedicaram aos negócios, como o mítico tenista Björn Borg. O sueco de cabelos ruivos, que brilhou em Wimbledon, tem hoje uma cadeia de lojas de roupa esportiva com o seu nome. Já o romeno Ion Tiriac, outro fenômeno do tênis, preside o Banca Tiriac e é um dos homens mais ricos de seu país. Em todos os casos, em vez de medalhas olímpicas, os ex-atletas e hoje executivos correm atrás um outro tipo de ouro.


Fonte: Por Expansión, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç