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Aprendizados e experiências organizacionais em Marketing

Desenhar a melhor estratégia para atuar em um mercado é fruto das experiências vividas pelas organizações, mas existem momentos em que certas possibilidades já não se aplicam mais ao mercado, e então a empresa deve buscar referências em seu conhecimento, abrindo a oportunidade para que os colaboradores possam compartilhar o pouco que sabem.

O conhecimento é único para cada pessoa, pois sua visão do mundo é muito específica e sempre estará associada com as experiências vividas desde o nascer, mas algumas empresas ainda não entendem muito bem como lidar com os diferentes conhecimentos que possuem em sua base, de conhecimento, formada pelas pessoas.

Então é interessante notar o quanto uma organização pode aprender diariamente se abrir espaço para a comunicação entre as pessoas, o diálogo estimulado faz com que inúmeras soluções ganhem novas informações, gerem frutos no futuro e permitam que a empresa continue sua vida no mercado.

Mesmo assim é fácil encontrar empresas onde o colaborador é apenas mais um, como um número que apenas cumpre suas tarefas e em nada pode colaborar, o que torna a vida da empresa algo até certo ponto engraçado, pois as exigências para com o colaborador ultrapassam os limites reais da aplicação de seus conhecimentos.

Desta forma também é possível ver o quanto uma empresa deixa de ganhar quando limita o crescimento de seus colaboradores, principalmente ao barrar a troca de informações, pois a comunicação é fundamental em qualquer área da organização, mesmo que esta não perceba.

Também fica evidente que as empresas onde o conhecimento de cada colaborador, e suas experiências únicas, trazem novos ares para o ambiente organizacional, criam novas relações e permitem que muitos diferenciais tenham maior valor na visão do cliente.

Mas também existem certos limites que devem ser compartilhados por todos os colaboradores, ouvir e ser ouvido é fundamental, mas o conteúdo deve ser apropriado, principalmente quando a empresa tem seu foco em soluções, e então é possível traçar objetivos mais claros e trazer à luz do dia grandes idéias, com base em informações concretas e no pensamento.

As empresas que pensam obtém melhores resultados, conseguem integrar seus colaboradores em um foco único e oferecem os melhores produtos ou serviços aos consumidores, que por sua vez vivenciam experiências únicas e devolvem informações à organização.

A melhor estratégia é aquela elaborada com base em conhecimentos e pensamentos, pois favorece o crescimento da organização e de seus colaboradores continuamente.


Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com

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