Pular para o conteúdo principal

Philip Morris reestrutura operações

Nesta quarta-feira, 30, o conselho do Altria Group Inc. se reunirá em Nova York para votar o desmembramento da unidade Philip Morris International (PMI), hoje parte da Philip Morris USA. Segundo o The Wall Street Journal, que prevê uma decisão favorável, a PMI poderá se tornar independente já em março e será a terceira empresa de produtos de consumo mais lucrativa do mundo depois da Procter & Gamble Co. e a Nestlé SA.

Como resultado da reestruturação, André Calantzopoulos, atual CEO da PMI, se tornará seu presidente, reportando-se a Louis Camilleri, CEO da Altria; este deixará o posto no grupo e realocará o QG da PMI para a Suíça (longe das severas restrições e dos reguladores dos Estados Unidos), de onde comandará um colosso com receita global de US$ 48,26 bilhões em 2006 (contra US$ 18,47 bilhões da Philip Morris USA). O grupo Altria, por sua vez, ficará reduzido às operações de tabaco nos EUA e a uma fatia de 28,6% da SABMiller, sediada no Reino Unido.

Novos produtos
De acordo com o Wall Street Journal, a medida facilitará a comercialização de uma ampla gama de novos conceitos de produtos de tabaco, cada um deles dirigido a diferentes populações internacionais ? as quais, coletivamente, deverão fumar 5,2 trilhões de cigarros neste ano.

Muitos desses novos produtos fortalecem e ampliam o alcance da marca Marlboro, cujas vendas fora dos EUA declinaram 0,53% entre 2001 e 2006. Alguns já estão no mercado, entre eles o Marlboro Mix 9, um cigarro de altos teores de nicotina e alcatrão (lançado em julho passado na Indonésia); o Marlboro Filter Plus, de baixo alcatrão e com filtro especial (vendido na Coréia do Sul, Rússia, Casaquistão e Ucrânia); e o Marlboro Intense, mais curto e mais forte (já disponível na Turquia).

Os que ainda estão em testes incluem a Heatbar, um "aparelho eletrônico de fumar" movido a pilha que emite 90% menos fumaça que um cigarro comum; o Marlboro Wides, bem mais largo que os normais; o sistema Tobacco Block System (TBS), que "enrola" cigarros individualmente e está sendo testado na Alemanha.

Para atrair os consumidores dos mercados emergentes, informa o jornal, a empresa está criando cigarros de perfume agradável que contêm tabaco, cravo e aromatizantes, com níveis duas vezes maiores de alcatrão e nicotina dos cigarros convencionais dos EUA.


Fonte: www.meioemensagem.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç