Philip Kotler falou na última quarta-feira, 29, em São Paulo no Fórum Mundial de Estratégia e Marketing. Confira alguns trechos de sua palestra:
- A publicidade ainda se encontra em uma fase de ritualização, principalmente pelo controle das verbas de marketing pelo diretor financeiro. "Ele cochicha na orelha do CEO a pergunta: Por que estamos gastando tanto dinheiro em marketing?".
- Há um grande risco que o profissional de marketing enfrenta hoje, obrigado a pensar em finanças. "Pensar em finanças agrega valor à função, mas quando a cabeça se torna mais para finanças o profissional fica avesso ao risco".
- Arriscar-se é ainda a grande estratégia já que as tradicionais formas de se fazer propaganda não são mais a única opção. As empresas devem alocar parte do seu orçamento para as novidades como blogs, buzz marketing, que geram o famoso ?boca-a-boca?.
- É notável o poder dos blogs para construir e destruir marcas. "A internet trouxe voz ao consumidor?. Os blogs estão sendo utilizados pelas empresas como divulgação boca-a-boca para fortalecer a marca e permitir "pronunciamentos" dos colaboradores e clientes com percepções sobre os produtos e serviços oferecidos. Os blogs também podem implicar em potenciais danos à marca e histórias de insatisfação podem se espalhar rapidamente pela rede. O monitoramento do blog corporativo é importante nesse sentido, porém a opinião do consumidor deve ser respeitada e através dela obter insights de melhoria para utilização de uma estratégia Blue Ocean.
- Futuro das agências e do marketing
As agências de propaganda terão dois caminhos:
1)Tornar-se uma empresa de comunicação abrangente - full service - correndo o risco de cair no descrédito, tendendo a fazer campanhas em cima de sua especialidade.
2)Tornar-se uma empresa de nicho, levando em conta a possibilidade de vender só criação, sem se envolver com mídia.
O marketing ficará inserido por completo na era 3.0. "Marketing 3.0 agrega uma razão espiritual para comprar um produto, além da razão racional e emocional". O espiritual engloba empresas voltadas para as questões do meio ambiente ou para as causas sociais.
Fonte: AdNews
- A publicidade ainda se encontra em uma fase de ritualização, principalmente pelo controle das verbas de marketing pelo diretor financeiro. "Ele cochicha na orelha do CEO a pergunta: Por que estamos gastando tanto dinheiro em marketing?".
- Há um grande risco que o profissional de marketing enfrenta hoje, obrigado a pensar em finanças. "Pensar em finanças agrega valor à função, mas quando a cabeça se torna mais para finanças o profissional fica avesso ao risco".
- Arriscar-se é ainda a grande estratégia já que as tradicionais formas de se fazer propaganda não são mais a única opção. As empresas devem alocar parte do seu orçamento para as novidades como blogs, buzz marketing, que geram o famoso ?boca-a-boca?.
- É notável o poder dos blogs para construir e destruir marcas. "A internet trouxe voz ao consumidor?. Os blogs estão sendo utilizados pelas empresas como divulgação boca-a-boca para fortalecer a marca e permitir "pronunciamentos" dos colaboradores e clientes com percepções sobre os produtos e serviços oferecidos. Os blogs também podem implicar em potenciais danos à marca e histórias de insatisfação podem se espalhar rapidamente pela rede. O monitoramento do blog corporativo é importante nesse sentido, porém a opinião do consumidor deve ser respeitada e através dela obter insights de melhoria para utilização de uma estratégia Blue Ocean.
- Futuro das agências e do marketing
As agências de propaganda terão dois caminhos:
1)Tornar-se uma empresa de comunicação abrangente - full service - correndo o risco de cair no descrédito, tendendo a fazer campanhas em cima de sua especialidade.
2)Tornar-se uma empresa de nicho, levando em conta a possibilidade de vender só criação, sem se envolver com mídia.
O marketing ficará inserido por completo na era 3.0. "Marketing 3.0 agrega uma razão espiritual para comprar um produto, além da razão racional e emocional". O espiritual engloba empresas voltadas para as questões do meio ambiente ou para as causas sociais.
Fonte: AdNews
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