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Funcionários pegos pelo estômago

Uma das "armas" que as grandes empresas usam para reter talentos é a boa alimentação. Caviar e foie gras servidos no restaurante da empresa na hora do almoço parece um sonho? Para os funcionários do escritório do Google, na Califórnia (EUA), é uma realidade. Aqui isso ainda não acontece, mas a preocupação em fornecer uma alimentação saudável, saborosa e atraente tem crescido, e empresas especializadas ganham terreno. Uma delas é a GRSA - Grupo de Soluções em Alimentação, que há 30 anos atua nos segmentos de empresas, educação, saúde, varejo e serviços. A GRSA oferece diversas soluções que incluem restaurantes, cafeterias, lanchonetes e lojas de conveniência.

Além disso, a empresa investe na pós-graduação em gastronomia para nutricionistas da solução Atta - serviço premium da GRSA. Desde o ano passado, estão sendo formadas turmas de nutricionistas especialistas em gastronomia, pela Universidade Anhembi-Morumbi, que irão trabalhar nos restaurantes das empresas que adotam o sistema.
A solução premium Atta é a preferida por grandes empresas. É o caso da Basf, multinacional da indústria química, que segundo sua gerente de recursos humanos corporativo, Anita Viviani, serve, em média, 2,5 mil refeições por dia. "Isso consi-derando apenas as nossas duas maiores fábricas: Demarchi (tintas e vernizes) e Guaratinguetá (complexo químico), em São Paulo." Anita acrescenta que tanto a diretoria quanto os demais funcionários têm à disposição o mesmo tipo de alimentação.

A gerente conta que a escolha por oferecer alimentação equilibrada e de qualidade é uma conseqüência da política de saúde que a Basf tem com seus colaboradores. "Temos o programa Vida em Equilíbrio, que, entre outras coisas, oferece alimentação equilibrada, por meio de acompanhamento constante de nutricionistas nos restaurantes de nossas unidades, em parceria com a GRSA. Esta ação está ligada diretamente à gestão do benefício-saúde oferecido pela empresa", prossegue Anita Viviani.
Para ela, fornecer uma alimentação diferenciada ajuda a reter os talentos da empresa. "Esta ação faz parte do pacote de benefícios que, como um todo, compõe um fator de atração, retenção e manutenção de talentos da empresa, mostrando a importância que a Basf dá ao tema. Além disso, o departamento médico da empresa trabalha em conjunto com os restaurantes e áreas de recursos humanos no sentido de monitorar e orientar os funcionários quando o assunto é saúde", conclui a gerente.
O grupo empresarial M.Cassab , com 600 funcionários, adotou a solução Atta em dezembro de 2004. "Só em nossa matriz são servidas 350 refeições por dia e nossa preocupação não é apenas com o fato de se alimentar bem, mas também com o prazer de uma mesa com boa apresentação e um serviço caprichado", conta a gerente de recursos humanos da empresa, Eliana Cachuf.

Os funcionários ao deixar o restaurante dizem se gostaram ou não da refeição e do serviço. "Desde que passamos a investir mais na qualidade, temos obtido uma aprovação de 94%, na média mensal. Além disso, os clientes que almoçam conosco ficam muito bem impressionados." Eliana Cachuf conta ainda que freqüentemente são realizadas festas temáticas, como por exemplo, da cozinha italiana, que são um sucesso. "Duas vezes por semana, temos ainda a cozinha-show, quando o chef da nossa unidade prepara o prato na frente do funcionário, com os ingredientes que ele escolhe entre várias opções."

Ainda segundo a gerente da M.Cassab, o resultado dessa preocupação com a alimentação é visível no clima entre as pessoas, no bem-estar e no bom humor. O trabalho se torna mais prazeroso, assim como permanecer na empresa. O restaurante é o nosso cartão de visita", conclui Eliana Cachuf.

O Fleury Medicina e Saúde também adotou a solução Atta, da GRSA. "Somente na sede administrativa, que fica no bairro do Jabaquara, em São Paulo, temos 600 funcionários, para os quais abrimos logo às 7h com o café da manhã. Sabemos que é importante para a saúde física e mental se alimentar, com pequenas porções, seis vezes por dia", diz a diretora corporativa de recursos humanos do grupo, Lenita Lopes.

"Além disso, está exposta no restaurante uma tabela com as calorias de cada alimento, o que ajuda o funcionário a escolher o seu cardápio, entre as opções que são oferecidas, sem prejudicar a saúde ou até mesmo a boa forma. Uma nutricionista também dá orientações como, por exemplo, de que o chocolate é bem-vindo, desde que em pequenas porções. Há ainda a cozinha light."

Lenita destaca também que o restaurante atende funcionários de todos os escalões, incluindo a diretoria. "Isso é importante para o entrosamento de todos, pois como não há lugar fixo, cada dia você pode sentar ao lado de uma pessoa diferente e ampliar as amizades." A gerente conclui afirmando que fornecer uma alimentação de qualidade e saudável retém as pessoas e evita o absenteísmo (falta) ou, pior, o presenteísmo (quando o funcionário doente ou insafisfeito, não produz).

Em tempo: o escritório do Google no Brasil preferiu não comentar sobre a alimentação fornecida aos seus funcionários nos Estados Unidos ou no País.


Fonte: Por Lourdes Rodrigues, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

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