Pular para o conteúdo principal

Integrar é palavra de ordem na comunicação

O que oferece mais resultados? Investir em ações pontuais ou condensá-las numa estratégia única que atinja o público de várias formas? Optar pela segunda possibilidade é cada dia mais freqüente e aos poucos os profissionais adquirem experiência e superam o desafio de unir as linguagens e coordenar as ações. O retorno das ações e o consumidor exigente tem sido alguns dos motivos que levam agências de publicidade, de marketing e de imprensa a investirem nesta área.

A comunicação integrada ou 360º combina áreas como propaganda, relações públicas, assessoria de imprensa, patrocínio, eventos e todos os serviços de marketing especializados, como Promoção, Relacionamento e Marketing Direto. Nela estão envolvidos desde os funcionários da empresa até os distribuidores, formadores de opinião e consumidores finais com o objetivo de unir ações e mensagens para construir um relacionamento duradouro entre marcas e consumidores, como explica Selma Felerico, professora dos cursos de MBA em Marketing e Pós Graduação em Comunicação da ESPM – SP.

Em entrevista ao site ela explica que desde os anos 1980 há um movimento de valorização do consumidor. “A indústria corria atrás do consumidor. Hoje, a comunicação cria condições para fazer com que o público entre em contato com a marca”, afirma.

Selma conta ainda que nos anos 1990 as ferramentas de marketing como Promoção, Eventos e Merchandising ganharam importância. “Não podemos esquecer que o movimento atual do fortalecimento das ações de Promoção, Eventos, campanhas de incentivos e ações de guerrilhas é a migração da verba dos clientes. Ainda que o mercado de publicidade tradicional esteja em crescimento, o tamanho da fatia do bolo da propaganda tradicional na verba de Marketing das empresas vem diminuindo”, analisa. Estimativas de mercado indicam que os serviços especializados já correspondem a 60% da fatia, deixando a publicidade tradicional com 40%.

Na publicidade
A integração tornou-se de tal forma uma exigência do mercado que as agências investem em meios alternativos de levar a mensagem ao público. A Neogama/BBH tornou esta característica intrínseca aos seus valores. Sob o comando de Geraldo Rocha Azevedo, a Presidência de Ações Integradas tem como principal objetivo fazer com que as campanhas agreguem a execução de modo a ampliar o alcance para além dos 30 segundos ou da mídia imprensa.

Para ele, o maior desafio é integrar pensamento e execução, além de encontrar pessoas realmente comprometidas com este objetivo, pois embora as ações integradas aconteçam de forma isolada há algum tempo, a prática ainda é recente. “É muito difícil encontrar pessoas e ter a possibilidade de discutir”, afirma Geraldo.

Um dos destaques da agência é o case IG Combine, que criou uma campanha integrada para o serviço de relacionamento do portal e obteve resultados positivos. Nela o público era abordado através de blitze, merchandising, rádio, vinhetas de TV, além da internet e de ganhar prêmios como passeios de limusine, jantares e até serenatas. “Isso comprova que com o compromisso com a integração, o resultado é mais bacana”, avalia Rocha Azevedo.

Nas Relações Públicas
Os trabalhos de Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Publicidade muitas vezes se confundem para o cliente. Pensando nisso, nasceu o conceito de agência de comunicação, uma empresa que reúne todos estes serviços. A Approach é uma delas.

Beth Garcia, Sócia-Diretora da empresa conta que para poupar tempo e dinheiro, uma das soluções foi concentrar a informação num único ponto cujo objetivo é redistribuir as informações para os canais adequados. “O trunfo é conhecer a fundo o conteúdo de informação do cliente, suas metas empresarias e transmitir dentro de uma estratégia ampla as diferentes mensagens para os diferentes públicos da forma mais adequada”, observa.

Desde serviços de assessoria de imprensa, como mídia training à concepção e manutenção de sites e projetos promocionais, a tendência é seguida por empresas que optam por fornecer serviços ou mesmo gerenciar o conteúdo. “O que determina o serviço é a necessidade do cliente de transmitir uma mensagem com um objetivo preciso”, explica Beth ao contar que vários serviços chegam a ser realizados externamente, mas sob o comando da agência de acordo com a estratégia previamente traçada pelo cliente.

O case que Beth destaca é de um evento que movimenta milhares de pessoas e exige um gerenciamento cuidadoso da informação: o Rock in Rio. Ela conta que em 2001 a Approach lidava com porta-vozes de expressão para a educação de jovens, venda de bilhetes, patrocinadores com uma única mensagem a ser transmitida.

No marketing
O Marketing tem se tornado e meio e a finalidade de muitas das ações de comunicação integrada. Ele se faz presente seja através da Promoção (eventos, brindes, incentivo) ou da estratégia. A 360 BTL é uma das empresas que absorveu a tendência e traz até no nome as características de integração. A agência tem pouco mais de dois anos, mas desde 1997, quando Wagner Zaratin estava na F/Nazca, ele já havia notado a necessidade de atuar com todos os conceitos de comunicação para uma marca.

Com um leque de serviços que oferecem desde promoção a relacionamento, Zaratin destaca a constante superação das agências de acordo com as necessidades dos anunciantes. “O desafio é juntar tudo numa linguagem e as ações estarem bem coordenadas. Num evento, as ações anteriores e de pós-evento talvez são mais importantes que o próprio evento”, ressalta e completa contando o case da primeira concorrência da agência: o navio da Claro no verão de 2005, que reuniu 40 mil pessoas em 45 dias e ganhou mais de 30 prêmios.

Para Célio Ashcar Junior, Diretor Geral da Mix Comunicação Integrada, empresa de marketing promocional do Grupo Giovanni+DraftFCB, o ano de 2007 tem tudo para consolidar a integração junto às ferramentas das agências, principalmente porque hoje Marketing e Vendas estão mais alinhados. “A agência tem que levar todas as ferramentas e cabe ao cliente escolher”.

Outra área que vinha sendo apontada como periférica há algum tempo, ganhou espaço no cotidiano dos consumidores e, conseqüentemente no interesse das empresas. A internet se tornou um dos principais pontos de encontro, capaz de reunir ações de todas as áreas em blogs e redes sociais.

Fonte: Por Mariana Oliveira, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç