Atrair os clientes para consumir por meio da
exposição de seus produtos é algo comum, porém complexo. Isso porque, para
tanto é necessário, compreender o comportamento humano, precisamente no aspecto
de aquisição. Há certa diferença entre o comportamento de consumo do de compra,
pois compreender tais diferenças é uma competência a ser adquirida para definir
as estratégias de marketing de seus produtos.
A compra é a efetivação do consumo ou o ato de
adquirir um produto. Consumimos para satisfazer necessidades e temos uma
percepção que seleciona aquilo que é essencial para nosso cotidiano e para essa
satisfação.
Assim, cabe empreendedor, definir uma boa exposição
de seus produtos pode chamar a atenção dos clientes e, mesmo se em um exato
momento a compra não seja efetivada, a lembrança de sua marca ou de seus
produtos/serviços é o caminho para o sucesso de vendas.
Sabemos que uma das ferramentas para essa exposição
é a vitrine, que, em tempos de avanço tecnológico, pode ser física ou virtual.
Conheça agora 6 dicas (conceituais) para direcionar as vitrines
físicas para seu objetivo. Lembre-se que exposição é a palavra-chave para criar
e montar uma boa vitrine, atraindo os clientes a compra.
Dica 1. Antes
de tudo, pense sempre na exposição de sua missão e cultura enquanto empresa. É
necessário criar uma identidade entre sua marca e seus produtos, para chamar a
atenção do consumidor quando o mesmo estiver andando pelos corredores de
compra. A vitrine tem que expor sua essência, ao passo que basta pensar em sua
marca para o cliente saber quais produtos encontrará na loja.
Dica 2. A exposição de sua missão e
cultura passa pelo estudo de qual público-alvo você quer atingir. Todo processo
criativo de uma vitrine tem que levar em conta os compradores, assim como os
corredores frequentados pelos mesmos. Caso a loja esteja localizada em uma rua
comercial, crie uma vitrine voltada para o público que ali frequenta. O mesmo se
aplica para lojas em shopping centers, certifique-se apenas que sua vitrine,
além de se voltar ao público-alvo, está de acordo com o perfil de
frequentadores daquele espaço.
Dica 3. Pense na exposição de um padrão
visual, escolha objetos e cores para que a percepção dos consumidores selecione
sua vitrine em todos os espaços comerciais frequentados. Criar padrões é fazer
com que a marca seja lembrada todas as vezes que o consumo é transformado em
compra. Lembre-se: um padrão conceitual traz valores agregados aos produtos.
Dica 4. Aposte
na exposição de um mix de produtos que chame a atenção para outros dentro da
loja. A venda deve conduzir o comprador a desejar e necessitar outro produto e,
assim, efetivar uma nova compra. Tenha cuidado para não poluir a vitrine com
uma diversidade de produtos sem relação entre si, muito menos com o corredor de
compras. Mantenha “certa” relação com as vitrines de seus concorrentes, para
atrair outros consumidores.
Dica 5. Trabalhe
na exposição dos objetivos temporais de suas vendas, como o lançamento de uma
coleção nova, vendas em datas comemorativas (como Natal, Dia dos Namorados,
etc.), períodos de liquidação ou, até mesmo, na inovação de troca dos elementos
decorativos de sua vitrine. Consumidores gostam de compreender claramente qual
o objetivo da vitrine, isso faz parte da relação de consumo e compra.
Dica 6. Aproveite a vitrine para
exposição de todos os valores éticos que permeiam sua relação com os clientes,
inclusive a postura da equipe de vendas. Não adianta montar uma vitrine
conceitual, que valorize seus produtos e sua missão, se a equipe de vendas não
reflete tais valores. Selecionar, desenvolver e motivar sua equipe é a
materialização relacional entre sua vitrine e o comportamento de compra dos
clientes.
Fonte: Disponível em http://boo-box.link/235J9
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