Em entrevista exclusiva ao Portal Mundo do
Marketing, Philip Kotler aponta falhas
na forma como as empresas conduzem seus negócios e quais serão os contornos de
um novo mercado no futuro próximo.
Após anos perseguindo o lucro a
todo custo, as empresas precisam repensar suas formas de atuação para
continuarem no mercado. Em breve, não deve mais haver espaço para o capitalismo
predatório, tal qual ele se configurou ao longo dos séculos. As pessoas desejam
hoje marcas humanas, que trabalhem em prol do planeta e de seus habitantes. A
partir de agora, o modelo econômico precisa se redimir dos erros do passado com
urgência.
Para Kotler, o principal problema
atual do capitalismo é a crescente desigualdade de renda e de riqueza. “O
trabalho de uma empresa não é maximizar seus lucros às custas de todos os
demais. Cada companhia deve redefinir o seu propósito, dizendo como pensa que
seu trabalho está beneficiando a sociedade”.
Mundo do Marketing: Se você
fosse apontar a principal falha do capitalismo, entre as 14 listadas em seu novo
livro, qual seria?
Philip Kotler: O problema fundamental é a crescente
desigualdade de renda e de riqueza. O segundo capítulo de Confronting
Capitalism discute essa falha, que leva a muitas outras questões. Ela conduz à
alta remuneração para poucos e a outra bem baixa para muitos. A consequência é
um grande número de pessoas pobres, com baixa renda. Até mesmo a Classe Média
precisa se endividar para comprar os itens de necessidade básica. O alto nível
de endividamento do consumidor é resultado de uma remuneração inadequada à
nossa força de trabalho.
Este baixo nível de salário
também leva à baixa taxa de crescimento econômico, porque as pessoas não têm
dinheiro suficiente para comprar os bens que a indústria produz. Isso, por sua
vez, causa o ciclo de expansão e contração do capitalismo, já que a especulação
começa assim que a situação parece melhorar e, logo, torna-se exagerada.
Enquanto isso, os ricos e super-ricos começam a financiar os políticos cujos
interesses pairam sobre a proteção da riqueza e a manutenção dos baixos
salários e benefícios sociais. A democracia se torna uma pseudo-democracia, na
qual cidadãos votam, mas têm pouca influência sobre o resultado. Falo desses e
de outros problemas no livro.
Mundo do Marketing: A economia compartilhada e
a tecnologia estão impactando o modelo tradicional de capitalismo ao redor do
mundo, com companhias como Uber e Airbnb gerando desafios para as indústrias de
transporte e hoteleira. Você acredita que essa pode ser uma nova via para o
capitalismo?
Philip Kotler: Este é basicamente um bom desenvolvimento,
que leva a mais emprego e renda em uma sociedade em que há uma crescente
escassez de postos de trabalho. Aqueles que têm ativos (como carros ou casas)
podem alugá-los e rentabilizá-los. As pessoas vão cada vez mais se tornando uma
classe de locadores, deixando que outros usem suas máquinas de cortar grama,
suas coleções de música etc. Mais pessoas vão mudar para a mentalidade dos
empreendedores, que é a base de uma sociedade inovadora.
Mundo do Marketing: Crises são
parte dos ciclos do capitalismo, o que impacta diretamente os negócios. Como
reduzir esses efeitos em momentos como o que o Brasil vive hoje?
Philip Kotler: A ocorrência de altos e baixos são uma
característica inerente ao capitalismo, mas esses momentos podem ser
antecipados e moderados. O papel do governo é justamente domar as especulações
quando se torna evidente que um momento de baixa se aproxima, antes que ele
leve a uma verdadeira crise. O governo pode usar a política monetária e fiscal para
suavizar a subida do PIB de forma que ele não exploda.
Mundo do Marketing: Qual o
papel das gerações mais jovens no processo de mudança do modelo capitalista?
Philip Kotler: Os Millennials são um tesouro com suas novas
habilidades digitais e nas mídias sociais. Mais empresas vão ser vaporizadas se
falharem na aquisição dessas habilidades. A nossa economia verá mais produtos e
dispositivos se desdobrando em APPs em nossos smartphones, por meio dos quais
fazer pedidos é fácil e ir a lojas físicas, menos importante. Os Millennials
trarão uma mentalidade mais empreendedora para as empresas.
Mundo do Marketing: Como
companhias que foram guiadas pelo lucro em primeiro lugar por décadas devem
agir de agora em diante?
Philip Kotler: O trabalho de uma empresa não é maximizar
seus lucros às custas de todos os demais. A tarefa da companhia é criar valor e
compartilhar esse valor com acionistas, funcionários, fornecedores e
distribuidores, em uma base justa. Cada empresa deve redefinir o seu propósito,
dizendo como pensa que seu trabalho está beneficiando a sociedade.
Fonte: Por Bruno Mello e Renata Leite, no Portal Mundo do Marketing, disponivel em http://boo-box.link/21W20
Comentários