Pular para o conteúdo principal

Fim de clubes faz vôlei rever patrocínio

Dois dias depois de perder o título da Superliga de Vôlei, no sábado passado, Paula Pequeno - eleita a melhor jogadora de vôlei feminino das Olimpíadas de Pequim - amanheceu sem emprego. Ela não foi a única. Carol Albuquerque, Sassá e Thaísa - também campeãs pela seleção brasileira nos Jogos de Pequim - e todo o time da Finasa/Osasco sofreram com o mesmo problema. Motivo: o clube que defendiam foi extinto.

O projeto tinha 20 anos e, em oito participações na competição, o time conquistou três títulos e cinco vice-campeonatos. Para especialistas, o fim do patrocínio da financeira do Bradesco demonstra a necessidade de se repensar o modelo de negócio dos times. Um dos fatores que desestimulam os patrocinadores é que algumas emissoras de TV se recusam a falar o nome completo das equipes - quando embutem a nomenclatura do patrocinador - durante as transmissões esportivas. Com menos visibilidade, as companhias podem optar por não renovar os acordos.

"Essa história se repete e deve servir de alerta", diz José Carlos Brunoro, presidente da Brunoro Marketing Esportivo. Para analisar o caso, ele relembra times que marcaram época, como a Pirelli e Atlântica/Boa Vista, protagonistas do vôlei nos anos 1980. Segundo ele, o modelo atual de patrocínio nasceu com essas duas equipes. Durante um bom tempo, as TVs citavam os patrocinadores, algo escasso nos dias de hoje. "Os patrocinadores da transmissão começaram a reclamar que as empresas apoiadoras dos times tinham mais destaque. Mas esquecem que, se não houvesse time, não haveria transmissão". Renato Chvindelman, sócio-diretor da Arena Marketing Esportivo, lembra que, com o modelo atual, talvez seja mais interessante apenas comprar a cota da transmissão.

Para Rafael Plastina, diretor de marketing da Informídia Pesquisas Esportivas, o modelo ideal passa por um contrato que defina o que, quanto e por quanto tempo será o patrocínio. "Lá fora começa assim, existe uma previsão", afirma. E acrescenta que, no atual sistema, na hora do "file mignon" (exposição na TV), só se ouve o nome da cidade, e não de quem banca o time. Ele acredita que existam brechas para outras negociações. Brunoro acrescenta que as confederações precisam encontrar um modelo, e cita o patrocínio do Açúcar União, em São Caetano do Sul, que durou três anos. "Ele era pontual e a modalidade não deixaria de existir porque tem o investimento da Prefeitura".

Os analistas são unânimes em afirmar que o reflexo do fim do patrocínio é pequeno sobre a marca Finasa, mas muito maior para o esporte. "O que pode gerar má interpretação para a marca é o momento do anúncio. No caso do Finasa, feito logo após a derrota", afirma Plastina. Já Brunoro acredita que o grupo Bradesco sofreria um revés de imagem se fosse um "oportunista que não atuasse na área de esportes".

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Finasa informou que o fim do patrocínio ao time adulto - os projetos sociais e a categoria de base continuarão a receber apoio - foi uma decisão da diretoria do banco. Informou também que metade do investimento no projeto - eram no total R$ 12 milhões - era viabilizada por meio de incentivos fiscais. "Ainda não sabemos o valor que será aplicado na categoria de base e nos núcleos de formação", diz Benedito Crispe, ex-supervisor do Finasa/Osasco.

Outro time em situação semelhante à do clube paulista é o Brasil Telecom/Brusque. A equipe foi dispensada no dia 16, depois da disputa pela 3ª colocação na Superliga. O supervisor da equipe, Marcelo Garim, diz que, desde a fusão da Oi/Brasil Telecom, não há posicionamento sobre a continuidade ou não do patrocínio. Procurada, a empresa limitou-se a confirmar o fim do patrocínio.

Harry Bollmann, supervisor da equipe Rexona-Ades, diz que a Unilever garantiu o patrocínio até o fim do ciclo olímpico (2012/13) e que, ano a ano, o valor do acordo é negociado.

Em nota, o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça, lamentou a extinção dos times do Finasa/Osasco e da Brasil Telecom, "mas não vê motivos para qualquer tipo de pânico em relação à sobrevivência da competição, ao desemprego das atletas e de um possível efeito dominó que possa vir a oferecer um risco ao vôlei brasileiro". Ele diz que novos patrocinadores estão em negociações para participar da próxima edição do torneio.


Fonte: Por Neila Baldi, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç