Pular para o conteúdo principal

Conheçam seus clientes!

Há anos esta tem sido uma das principais obrigações e desafios das empresas: conhecer o cliente! Nunca, porém, essa vertente da gestão foi tão importante, vital e essencial no atual cenário de crise nos mercados mundiais. O Cliente mais do que nunca será o personagem principal na retomada do crescimento. A pergunta é se estamos realmente prontos para lidar com este Cliente que irá emergir pós-crise com novas exigências e demandas.

Realmente conhecemos a fundo os Clientes que há anos tem mantido continuidade na relação comercial com nossos produtos e/ou serviços? Temos reais habilidades de entendermos estrategicamente o banco de dados com tudo que coletamos há anos ou na verdade o que temos é um “bando de dados”? Já estamos treinando novamente nossa equipe de vendas ou atendimento com novas ferramentas e novas técnicas? Qual é o novo repertório usado pelos vendedores ou atendentes?

O mercado vem há algum tempo emitindo fortes sinais de mudanças e algumas bem profundas. Vivemos uma era de transformação e de revolução nos hábitos de consumo. O nível de qualidade alcançado por um número cada vez maior de empresas na oferta de seus produtos e serviços faz com que a Excelência alcance um novo patamar. Se a qualidade era o grande diferencial na era dos produtos e serviços, qual seria a vantagem competitiva e o valor diferenciado na era das experiências, onde o indivíduo está cada vez mais disposto e ávido em acessar a tudo que é especial? Se antes capacitávamos a todos para vender produtos e serviços, o que estamos fazendo para capacitar a todos na venda emocional, no valor agregado... na venda das experiências? Como despertar a atenção do consumidor quando o mesmo está diante da espetaculirazação do igual?

Há anos, muitas empresas vêm desenvolvendo programas de relacionamento com clientes, criando banco de dados, atualizando as fichas cadastrais, elaborando programas de fidelidade e presenteando seus Clientes nas datas de aniversário. Já não é mais suficiente. Já não basta mais as famosas fichas cadastrais se quando você retorna ao mesmo Hotel a recepção pede para que seja preenchida novamente ou quando o varejo não verifica primeiro se o determinado Cliente já preencheu a ficha anteriormente, antes de fazer a pergunta novamente: o senhor se importa em preencher nossa ficha de cadastro? Para que serve um Programa de Milhagem especial com Cias. Aéreas além da emissão de bilhetes premium?

Ainda não consigo entender como em um check-in o agente não consegue imediatamente ter na tela do computador dados sobre o passageiro como nome completo, última viagem com a cia. Aérea, último filme que assistiu... o que seja para que o mesmo seja de imediato surpreendido por um atendimento mais customizado? Será que além de speeches sobre rota de vôo, segurança e merchandising os Comissários não tem como receber também em tempo real quem está voando naquele vôo para talvez encantar um passageiro que está aniversariando naquela rota ou quem sabe premiar um passageiro que tem a maior quantidade de horas voada? De que adianta os extraordinários avanços tecnológicos se não os colocamos a serviço estratégico nosso?

Temos que ser capazes de ir mais adiante... de dar uma passo a mais... temos que encantar, surpreender, fascinar, envolver! Confúcio dizia que quando contamos para um cliente sobre nossa experiência, ele esquece. Se mostrarmos, ele lembrará. Mas, se os envolvermos, eles entenderão.

Rasguem as fichas cadastrais. Criem outras. Desaprendam e aprendam novamente. Deletem conhecimento e busquem novos conhecimentos. Precisamos aprender a fazer de forma diferenciada o que temos feito de forma bem sucedida há anos.

Em épocas de crise, os Clientes ficam mais cautelosos, atentos, inseguros e temerosos. Para conquistá-los novamente ou apenas conquistá-los temos que ser capazes de reinventar a tradicional forma de aproximação.

Einstein sabiamente dizia que se fizermos alguma coisa da mesma forma sempre e esperarmos resultados diferentes, somos apenas loucos. Temos que mudar! Arriscar mais. Ousar mais.

Há uma diferença entre prestar um serviço excelente e praticamente já esperado por todos nós e verdadeiramente SURPREENDER e ENCANTAR o Cliente! Conheçam os seus clientes. Mas conheçam e não apenas juntem informações sobre eles. Agora... se coloquem na posição de Cliente... todos somos Clientes de alguém... e faça o seguinte exercício: Quem ultimamente lhe surpreendeu no ambiente de varejo ou serviço? Se a resposta for poucos... sua operação, marca, produto... pode estar nesta média baixa. ATENÇÃO!


Fonte: Por Carlos Ferreirinha - Presidente da MCF Consultoria & Conhecimento, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç