Pular para o conteúdo principal

O poder do marketing da emoção

Elas dançam e mexem suavemente os braços, fazendo no ar desenhos com os véus coloridos. Vestidas de biquínis, ostentam rosas nos cabelos e insinuam-se de modo envolvente. Elas são belas e sedutoras. Estão ali para encantar, e por isso estendem diante da boca uma maçã vermelha. Elas são bacantes pós-modernas, sereias embaladas pela batida eletrônica. O ambiente é o de uma balada, mas diferente: mágica, sintoniza a frequência do transe, enquanto raios verdes e azuis cruzam o ar de um lado a outro. A multidão ergue as mãos, diverte-se, entra na curtição enquanto frases saltam na tela: "Sob a beleza destes ramos/ um mundo mágico está florescendo/ provocado por tentadoras criaturas/ Você será seduzido a sentir a união com todas as pessoas a sua volta/ Envolvido totalmente nesta atmosfera/ sinta o calor de uma nova paixão/ Um espetáculo além de sua imaginação. Entregue-se".

Isso é apenas o trailer do Skol Sensation, evento que a marca de cerveja da Ambev realizará em São Paulo no dia 4 de abril. Durante seis horas, DJs, atrações circenses, fogos de artifícios e efeitos especiais têm a missão de extasiar 40 mil pessoas. A área ocupada é de 58 mil metros, dentro dos quais haverá uma "Árvore do Amor". Realizado há dez anos na Europa, o evento chega ao Brasil envolvido no slogan: "Skol Sensation - a experiência mais redonda de nossas vidas".

Pelo formato do projeto e o modo como é promovido, o Skol Sensation é o exemplo mais bem acabado de um movimento que se firmou no mercado: o uso da emoção como suporte para o marketing. Repare na linguagem utilizada no trailer. Os termos "mundo mágico", "você será seduzido" e "sinta o calor de uma nova paixão" não deixam dúvi-das: o objetivo é fisgar pelo coração, pela vontade de experimentar fortes sensações.

O filósofo francês Michel Lacroix cita outros casos no livro "O culto da emoção" (José Olympio Editora), de 2001. No ano 2000, a Peugeot veiculou na França uma campanha cujo slogan era "Ainda podemos nos emocionar em nossa época", enquanto a Pionner anunciava "Emoções garantidas". Para ficar com um exemplo brasileiro, basta recordar o novo comercial de MasterCard, há algumas semanas no ar. "Nossos estudos apontam que os consumidores valorizam campanhas com apelo emocional. É desse tipo de peça publicitária que as pessoas se lembram. Por isso a estratégia em 2009 traduzirá nas campanhas a emoção sentida pelos clientes", disse recentemente à Gazeta Mercantil Beatriz Galloni, vice-presidente de marketing da MasterCard.

É óbvio que o apelo emocional não é novidade no marketing. O dado importante a observar é que as estratégias que seguem esse mote se sofisticaram. Mas de onde vem o poder do marketing da emoção?

Para Lacroix, campanhas como as que foram citadas neste artigo - e também os grandes eventos, como o Skol Sensation - revelam traços do psiquismo contemporâneo e mostram um retorno da emoção. "Quer se trate de espetáculos de variedades, shows e programas de entrevistas ou histórias de ficção, a mídia televisiva desliza sobre a emoção", escreve.

Uma hipótese para explicar esse retorno é que a emoção preenche o vazio gerado pelo desaparecimento do "princípio da esperança" - com o fim das utopias, o "refúgio na vida emocional constitui um remédio para a aflição". "Já não há grandes projetos capazes de nos mobilizar. Na impossibilidade de uma expansão, elas se concentram no recinto da interioridade, são ali fermentadas, e o resultado dessa fermentação é a emoção", analisa. Mas não é só isso. "(A emoção) é buscada pelo homem contemporâneo sobretudo por se lhe afigurar um meio de ser ele mesmo. (...)O retorno à emoção é, fundamentalmente, uma manifestação do individualismo contemporâneo", defende Lacroix.

Deve-se observar que a emoção valorizada, no contexto atual, rima com adrenalina. Não é emotividade da contemplação, mas sim a de um megaevento com um potencial explosivo capaz de fazer vibrar até o mais pacato dos mortais.


Fonte: Por Clayton Melo, in Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç