Pular para o conteúdo principal

Lobbies de ONGs contra a publicidade são preocupação da Abap

A maior preocupação do mercado brasileiro de publicidade neste momento é com os lobbies de organizações não governamentais que propõem restrições à criação de conteúdo comercial para serem veiculados nos canais de mídia. A expressão é do executivio Dalton Pastore, presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), que deixa o comando da entidade no próximo dia 27 de maio, durante a festa dos 60 anos de fundação. Pastore também anunciou na tarde desta sexta-feira (27) o nome de Luiz Lara, sócio e presidente da Lew'Lara/TBWA, como seu sucessor.

A eleição será entre os dias 27 e 29 de abril, quando também acontecem as eleições do capítulos regionais. Lara será eleito por aclamação para um período de dois anos e terá como vice-presidentes Armando Strozemberg (Contemporânea EuroRSCG), Bob Vieira da Costa (Nova S/B) e Antônio D'Alessandro (DCS). A diretoria será composta por Otto Barros Vidal (PPR- Profissionais de Propaganda Reunidos), Antonio Fadiga (Fischer América + Fala!), Severino Queiroz Filho (Ampla) e Hiram Souza (Exclam).

"Sabemos que a publicidade é para vender produtos e serviços e também do seu poder de persuasão, mas há uma patrulha que não tem cabimento, oriunda de organizações aparentemente inofensivas, mas que estão causando um mal enorme à atividade. As fontes de censura são múltiplas e precisamos ficar muito atentos a esses lobbies. Uma das coisas da qual mais me arrependo nesses seis anos à frente da Abap é de não ter reagido à proibição de publicidade de chuupetas e bicos de mamadeira porque eram produtos que praticamente não anunciavam. O que vemos hoje são ações contrárias à publicidade de produtos dirigidas ao público infantil", disse Pastore - que vai presidir o conselho consultivo da Abap que terá como membros Roberto Justus (Y&R), Roberto Duailibi (DPZ), Alexandre Gama (Neogama/BBH), Cid Alvarez (NBS), Eduardo Fischer (Fischer América + Fala!), Sérgio Amado (Ogilvy), Nizan Guanaes (Africa) e Julio Ribeiro (Talent). "O conselho terá autonomia e agenda com quatro reuniões anuais. A primeira deste ano será em junho", acrescentou Pastore, que também vai presidir o Fórum Permanente da Comunicação lançado no IV Congresso.

Outra preocupação de Pastore é com o julgamento do pedido de reexame do acórdão 2.063, cujo parecer do ministro Ubiratan Aguiar de abril de 2006 condena o modelo brasileiro de publicidade. O ministro escalado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para analisar a solicitação conjunta da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) e da Abap foi Marcos Vinícius Vilaça que deve se aposentar até o final do mês de abril. Se o parecer for negativo e confirmar o anterior, haverá turbulência no mercado. "Não aceitar o Cenp (Conselho Nacional das Normas-Padrão) e não reconhecer o decreto 4.563, que valida a atividade, será um retrocesso. Porém, o que precisa ser dito é que o Cenp foi criado pela iniciativa privada para orientar as relações comerciais de agências de publicidade, veículos de comunicação e anunciantes. O governo aderiu dois anos depois porque quis", argumentou Pastore.

Luiz Lara disse na reunião que anunciou sua candidatura que "aceita a missão" porque houve adesão maciça do mercado. Todos os capítulos da entidade e 54 agências referendaram o nome do presidente da Lew'Lara/TBWA. "Esse apoio era essencial porque não quero presidir a Abap movido por vaidade pessoal. Também aceitei a missão após confirmar que o Dalton vai estar à frente do Conselho Consultivo. A ideia é dar continuidade à excelente governança da administração atual, que deu à publicidade respeito e visibilidade. A realização do IV Congresso é um bom exemplo do empenho e quero manter esse ritmo", ponderou o futuro presidente da Abap.


Fonte: Por Paulo Macedo, in www.propmark.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç