Pular para o conteúdo principal

Os dez mandamentos para superar as adversidades

A formação e a reciclagem figuram entre as principais recomendações que a escola ESCP-EAP inclui no decálogo elaborado pela instituição para o profissional que pretende preservar sua carreira intacta, diante de uma crise. Os mandamentos incluem a necessidade de fomentar as redes de contato - o chamado networking - e descobrir os pontos fortes, sem esquecer outros aspectos da vida, como a família e os amigos.

Assim, o professor da ESCP-EAP e autor do decálogo, Sérgio Cardona, assinala que convém fazer um esforço para se diferenciar, por meio da formação ou dando uma guinada na trajetória profissional que permita ao executivo sair fortalecido da situação. As dicas são as seguintes:

1. Proteja sua auto-estima. Embora em tempos de crise - quando se ouvem rumores ou se constatam planos de redução de pessoal - seja difícil manter a calma, Cardona aconselha o profissional a "não se sentir amargurado". É importante saber que as transformações e as mudanças são inevitáveis. "Só assim você deixará de pensar que provocou essa situação". Pelo contrário, esse pode ser o momento de buscar fórmulas para fazer brilhar o talento.

2. Seja consciente do período de "duelo". Toda mudança começa com perda. Por isso, é natural se sentir inseguro e triste, mas o importante é não perder a perspectiva de que se trata de algo passageiro.

3. Acredite em seu próprio "conselho de administração". São sua família e seus amigos que lhe farão sentir a tranqüilidade de ter apoio incondicional. Por mais que uma pessoa passe sua vida na empresa, "você não é seu trabalho". Consulte-os, mas não leve para eles os problemas de trabalho. Na última instância, a decisão é só sua.

4. Recorra a uma rede de apoio externo. Cultive seus contatos, sem esquecer que o apoio que possa receber agora será tanto maior quanto mais importante for também seu empenho em cuidar deles: "Semear é fundamental".

5. Aproveite para redefinir sua carreira profissional. Pare e pense: "Em qual momento se encontra minha carreira profissional?", "Devo seguir na mesma linha ou empreender uma mudança?" É fundamental que defina, o quanto antes, o que quer para o futuro; do contrário, podem ser outros que forçarão uma mudança na sua vida. Adquira perspectiva: seguramente, repassando sua trajetória encontrará pistas para o futuro.

6. Descubra seus pontos fortes. Independentemente do trabalho que desempenhar, deve ser consciente de que possui determinadas aptidões que, provavelmente, não só lhe ajudarão no atual exercício de sua atividade, mas poderão inclusive distingui-lo em outro posto de trabalho, ao qual poderá optar. Descubra quais são suas aptidões e as fortaleça, tendo em conta os novos desafios sociais.

7. Permaneça no mercado. Não se desconecte nunca. Converse com os colegas de profissão sobre sua atual situação, sem esquecer os antigos companheiros de universidade ou aqueles profissionais com os quais se encontrou num evento profissional - seminários, congressos, etc. -, leia os jornais e revistas e compartilhe suas opiniões em fóruns e blogs.

8. Invista na sua formação. Sua capacidade de aprendizado é essencial. A formação não termina nunca. Manter os conhecimentos atualizados, aperfeiçoar alguma técnica ou adquirir novas habilidades farão de você um profissional bastante cotado.

9. Há vida fora da empresa. O medo de entrar numa nova carreira profissional, de se sentir de novo avaliado por seus chefes ou de sair simplesmente de uma ambiente que, por ser conhecido, resulta amigável, pode fazer o executivo esquecer que existem muitos mais lugares - e possivelmente melhores -, nos quais ele pode desempenhar sua profissão.

10. Dê tempo para pensar. Não tome decisões drásticas, nem assuma compromissos que não possa cumprir. Embora o desconforto do momento o convite a atuar com resolução, procure pensar a longo, médio e curto prazo.


Fonte: Por Expansión Madri, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç