Pular para o conteúdo principal

Qual o parceiro ideal para o planejador de web?

Dentro de uma agência não há uma pessoa ou equipe mais especial ou importante do que a outra. Se cada trabalho não for feito com empenho e dedicação, nem o mais genial dos publicitários é capaz de criar sozinho algo relevante para seu cliente.

Uma das minhas filosofias de mercado é que: dentro de uma agência não há pessoa ou equipe mais importante, a importância vem do trabalho integrado em que todas as áreas devem estar empenhadas em um objetivo comum: fazer com que a campanha supere os objetivos dos clientes. É como uma máquina. Se uma roldana da engrenagem falha, pára todo o processo. Na agência também.

Os profissionais devem trabalhar seguindo a linha da campanha definido em conjunto. Cada departamento sabe o que fazer e o faz com competência, porém isoladamente. Ao final de cada trabalho executado, junta-se tudo e apresenta ao cliente. Não é raro ver o atendimento desesperado a uma hora da reunião com o cliente estar na mesa da criação esperando o layout ou na mesa da mídia esperando o planejamento, custos, análises.

Alguns diretores defendem que cada vez mais os departamentos devem estar integrados, o que eu concordo. Em alguns cursos que fiz, ouvi profissionais gabaritados do mercado defendendo que a mídia e a criação devem atuar juntos, entretanto, também ouvi – e já introduzi isso em algumas agências que trabalhei – onde o planejamento deve estar “colado” na criação. Assim, o planejamento deve estar ao lado do atendimento, que deve estar próximo a produção. Continuando, vamos chegar ao conceito de trabalho integrado.

No ambiente online, onde atuo, vejo essa integração acontecendo mais facilmente, pois ao contrário das grandes agências offline, presentes em prédios com vários andares onde as equipes são separadas em cada andar, no online as equipes e espaços são bem reduzidos, facilitando essa integração, afinal a proximidade de todos os departamentos é muito maior.

Porém, mesmo no ambiente online, essa integração ainda é algo difícil de acontecer. Todas as áreas trabalhando juntas para o mesmo cliente. O que acontece são reuniões de passagens de briefing e um gerente de projetos organizando tudo, porém, acredito que é uma tendência a integração e não vai demorar muito. Como planner, eu desenvolvo projetos com toda a equipe, mas na minha opinião – e por isso o artigo, o profissional de TI é o parceiro ideal para o sucesso do planejamento.

O profissional de inteligência, ou seja, aquele que pensa o projeto como um todo, que analisa mercado, perfil de público, concorrência, tendências precisa de um profissional ao seu lado com um entendimento mais técnico do assunto. Penso que o planejador não precisa saber de tudo, conhecer a fundo cada ferramenta online. O que ele precisa é saber e conhecer como o seu público-alvo utiliza determinada ferramenta e acima de tudo, entender como essa ferramenta pode dar um “plus” ao seu projeto.

Vamos exemplificar. Hoje em dia temos RSS, Digg, De.lici.us, MySpace, Facebook, MSN, Orkut... Essas são algumas das ferramentas principais da web 2.0. Chamo a atenção para uma matéria publicada no blog Viu Isso? Do Michel Lent onde ele aponta todas as ferramentas disponíveis na web 2.0 nos dias atuais. Em alguns meses essa lista estará desatualizada. Isso se já não está.

Dentro dessas inúmeras ferramentas um planejador deve as analisar pensando: como isso vai impactar meu público? Como ele vai interagir? Isso é relevante para ele? Tem a cara da minha marca?

Após essas e outras respostas, o planejador passa para a fase seguinte: ok, agora como usar essas ferramentas? Nesse momento, o profissional de TI é fundamental – daí a minha teoria de que esse é o profissional ideal para o planejador de web – começa a nascer uma parceira, teoria X prática aplicada ao mesmo tempo por dois profissionais de formação e visão do negócio completamente diferentes, mas que possuem o mesmo objetivo.

O profissional de TI é quem vai ter o conhecimento técnico e prático de como explorar essas ferramentas, como aplicá-las na prática no projeto e em muitos casos, mostrar ao planejador como usar cada uma delas, ao passo que o planejamento vai aplicar sua teoria e aprendizado no desenho do projeto, sabendo como que seu usuário pode explorar ao máximo tudo o que foi aplicado no projeto.

Se por um lado o planejador pesquisa o público e o mercado, o profissional de TI está em fóruns conversando e trocando experiências sobre sistemas e softwares, assim, cada qual pesquisa na sua área o que é necessário, se focando no seu trabalho e produzindo mais.

Em tempos de web 2.0, onde a colaboração manda no jogo, cada profissional deve colaborar com o outro para o sucesso do projeto, superando todas as expectativas dos exigentes clientes.


Fonte: Por Felipe Morais - publicitário, especialista em planejamento de projetos web, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç