Pular para o conteúdo principal

A importância socioeconômica do contact center

O estudo realizado anualmente pela Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente - Abrarec e E-Consulting revela que o setor de contact center continua crescendo e assumiu, definitivamente, importante papel socioeconômico no País.

A quarta edição do estudo, que se refere ao ano de 2007 e foi entitulada como “O Setor de Contact Center - Panorama Setorial, Perspectivas de Mercado e Principais Gargalos a Serem Solucionados”, mostra que o setor cresceu 8,5% em 2007 e alcançou um faturamento de aproximadamente R$ 17 bilhões.

De acordo com Daniel Domeneghetti, da E-Consulting, a principal constatação do estudo é a maturidade e estabilidade do setor de contact center, que engloba em centrais de atendimento próprias e terceirizadas operações e serviços de SAC, Televendas e Recuperação de Crédito, dentre outros. “O setor tem crescido de forma sustentada e teve os anos de 2006 e 2007 marcados pelo início da consolidação, tanto vertical (no mesmo setor), como lateral (entre setores diferentes como TI e Contact Center), que deve continuar em 2008”, explica.

Roberto Meir, presidente da ABRAREC, ressalta também que, do faturamento total, as operações de SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor - são responsáveis pelo maior volume de receita (60 a 65%). “O aumento do volume de crédito ao consumidor fez com que a área de Recuperação de Crédito, crescesse bastante e a tendência é que continue se destacando como o serviço de maior crescimento nos próximos anos”, diz.


Fonte: www.consumidormoderno.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç