Pular para o conteúdo principal

Alguém sabe como funciona o Marketing?

Dê uma olhada em um típico plano de Marketing e o que você vê? Depois de uma descrição do mercado e do histórico de vendas da marca, existem os "Objetivos". Esse irá, claro, incluir metas de vendas. Irá eventualmente incluir algum tipo de meta de "awareness" (por exemplo, "a nossa meta é um aumento de 10 pontos em awareness) e, no outro extremo, uma meta de "preferência de consumidores” ("mais 3 a 5 pontos"). Você talvez veja também uma meta mais ou menos assim: “nós queremos ser reconhecidos como a marca de produtos de melhor qualidade na categoria”. Até aí, tudo bem.

Então vem a parte "Estratégias e Táticas". Uma variedade de atividades são propostas: uma campanha publicitária, a expectativa de distribuição, promoções, eventos, etc. Também estão inseridas aqui a "Verba" que é necessária para pagar as atividades (gerentes espertos sabem pedir uma verba maior do que eles acham que é necessário, para que, quando haja um corte, ainda haverá dinheiro suficiente). Belo. É um belo plano. Exceto pelo fato de que é mais uma esperança do que um plano.

Pergunte ao gerente algumas questões sobre o "plano" e, em particular, porque ele (ou ela) acredita que as atividades de Marketing que são propostas irão refletir os ganhos em awareness, preferência, vendas, etc. Como você sabe que esses investimentos irão aumentar o "awareness" em 10 pontos? De onde vem o aumento de 3 a 5 pontos em preferência? Que atividade vai produzir isso?

Infelizmente, as respostas para essas questões freqüentemente são "Eu não sei realmente como essas atividades irão produzir esses ganhos", "Eu acho que eles devem produzir esses resultados" e "A diretoria estabeleceu as metas. Eu fiz o plano separadamente." E de onde vem toda a verba em si? Como você chegou a esse número? "Bem, eu peguei a verba do ano passado e aumentei 4%."

O que nós descobrimos, muitas vezes, é que as metas/objetivos do plano não estão conectados, de qualquer forma, com as Estratégias e Táticas. Não há cálculos, previsões baseadas em dados utilizadas no plano, nem mesmo uma tentativa bruta de ligar os pontos. Agora, ninguém espera que você tenha uma bola de cristal e adivinhe o futuro. Mas, é ao menos aceitável que se espere de um profissional de Marketing que tenha mais do que esperança em seu plano. Você deve ter um entendimento, um modelo, de como o Marketing funciona em sua categoria. Quais são aproximadamente os efeitos de minha atividade?

Passo 1: Comece simplesmente com um modelo básico
Olhe para o gráfico abaixo. Alguns o chamam, por razões óbvia, de funil. Ele começa com o tamanho do mercado... Depois a porcentagem de consumidores que conhecem a marca... A distribuição e a porcentagem de consumidores que irão encontrar a marca nas lojas que eles vão... depois as percepções positivas... se for uma compra complexa, para adquirir mais informações eles podem precisar primeiramente visitar seu website ou ligar para o Call Center... então comprar... se você está vendendo um bem de consumo, esta é a primeira compra /”trial”, que pode gerar uma repetição / “repeat” e uma freqüência de uso contínua / fidelidade. Para produtos de alta tecnologia, você pode acrescentar os passos "ver realmente funcionando numa loja" e "pergunte ao vendedor". Se for um remédio, você pode acrescentar "perguntar ao farmacêutico".





Se você tem um marca estabelecida, você deveria agora ir para o seu banco de dados e encontrar informações atuais sobre sua marca em cada um desses passos. Esses números guiarão diretamente, e explicarão, sua participação no mercado (ou volume de vendas). Se você multiplicar o percentual de "awareness" pela distribuição, pelo Trial, pelo repeat, etc, você deve chegar às suas vendas. E você pode ver como conseguiu essas vendas: talvez a marca tenha um "awareness" e distribuição modestas, mas um alto apelo de primeira-compra entre os que conhecem a sua marca. Talvez a empresa usufrua de alto "awareness" e bom apelo de primeira compra, mas as taxas de repetição e freqüência são baixas. Se você não tem certeza se o seu "awareness" é alto ou qual nível de primeira-compra é "bom", olhe para os resultados de seus concorrentes e desenvolva suas próprias "normas".

Se você está lançando uma nova marca, você deve trabalhar com uma consultoria de marketing (como a Copernicus) que possa ajudá-lo a determinar o que você pode esperar em termos de "valores" para a sua marca depois de lançada. Muitas agências renomadas nesse setor podem fornecer essas estimativas.

Passo 2: Identifique a sua rota para aumentar vendas
Então, o que você faz para aumentar vendas? Você investe em comunicação para aumentar awareness? Aumenta distribuição? Reforça o posicionamento de forma a estimular a primeira compra? Faz o produto ficar mais saboroso de forma a incentivar a repetição? Aliás, melhorias no topo do funil vão mais longe do que aquelas da base (especificamente, melhore distribuição antes de fazer qualquer coisa).

Passo 3: Calcule os prováveis efeitos das atividades de marketing
- Há duas formas de estimar os efeitos dos seus gastos. Primeiramente, você pode usar o "decision calculus", que basicamente significa "estimar" o que você acha que acontecerá. Pelo menos em alguns pontos da "hierarquia de efeitos".
- Na verdade, o nível de awareness que você pode esperar pode ser calculado por qualquer uma das agências de pesquisas.
- Distribuição é um fato que o seu time de vendas pode fornecer
- A previsão do “Trial” pode ser feita através de um teste de conceito com os consumidores, assim como para o “repeat” e a freqüência de compra.

Os outros dados (assim como os acima citados) podem ser "estimados" se você não tiver dados de teste de conceito ou de monitoramento de mercado. Com sorte, você ou um amigo tem experiência nessa categoria e pode dizer o que é "normal" para a categoria. O que você pode considerar é:

Awareness: o nível pode ser alto com produtos existentes (por exemplo 75%). Mas, não apenas eles começam em ZERO para novos produtos, como também precisam de muito dinheiro para gerar awareness no primeiro ou segundo ano de vida do produto. Converse com sua consultoria de Marketing: eles devem ser capazes de estimar o awareness que você conseguirá com o dinheiro que você está gastando. Mas, se eles derem a você um número acima de 40% (para o primeiro ou segundo ano) você deve olhar atentamente para isso, já que - a não ser que você esteja investindo R$ 50 milhões ou mais - é improvável que isso ocorrerá.

Distribuição: nunca é alta como você (ou o seu time de vendas) gostaria. Pode ser baixa como 30%, freqüentemente por volta de 60%, e excede os 80% apenas em casos de produtos estabelecidos e de sucesso.

Percepções positivas: podem ocorrer somente entre os 30% a 50% das pessoas que conhecem a sua marca e assistem ao comercial.

As taxas de primeira-compra para produtos novos variam entre 20% a 50%: o primeiro número pode significar desastre para você (a não ser que você seja abençoado com alto awareness e distribuição). O último número é um ótimo resultado. A realidade geralmente está no meio. Taxas de repetição de compras para bens de consumo estão em 50% na média.

Essas "normas" de awareness, primeira-compra, distribuição, etc. não são segredos. Pessoas e empresas (como a minha) têm a experiência de produzir esses dados para você. E os dados que estiverem menos que perfeitos, você faz melhor em estimar do que não produzir qualquer base. Como um velho professor meu disse uma vez: "Eu prefiro estar vagamente correto (e produzir algum tipo de cálculo) do que precisamente errado (já que não tenho os dados perfeitos não produzirei qualquer estimativa de vendas).


Fonte: Por Peter Krieg, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Anônimo disse…
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç