Pular para o conteúdo principal

Poupe o chicote e a vitória pode ser sua

Os líderes que punem seus seguidores, em vez de estimular a cooperação para elevar o desempenho geral, estão destinados ao fracasso, segundo um estudo da Universidade de Harvard.

O comportamento punitivo em estruturas de grupo é prejudicial e autodestrutivo, afirma Martin Nowak, professor de matemática e biologia da Universidade de Harvard. Ele e seus colegas basearam suas conclusões nos resultados de uma versão modificada do jogo "Prisoner?s Dilemma" (Dilema do Prisioneiro), que foi jogado por 104 estudantes universitários. O estudo foi publicado na revista Nature.

Os cinco jogadores que obtiveram as melhores posições do ranking do campeonato nunca usaram punições muito onerosas, que são medidas que prejudicam tanto quem pune quanto o oponente que recebe o castigo. Os jogadores que usaram as punições um número maior de vezes tiveram as menores pontuações no videogame e não elevaram a pontuação média do grupo, segundo Nowak.

"Nossa descoberta é uma mensagem muito positiva: em um ambiente extremamente competitivo, os vencedores são aqueles que resistem à tentação de amplificar conflitos, enquanto que os perdedores punem e perecem", disse Nowak em comunicado.

Outra pesquisa havia sugerido que a punição pode gerar cooperação em situações extraordinárias, nas quais os participantes não estão preocupados sobre reputações arranhadas ou retaliações, segundo o estudo. Essa noção é irreal, pois reputações estão sempre em jogo e a maioria das interações se repetem, descobriram Nowak e seus colegas.

"As punições podem gerar uma espiral de retaliações com resultados destrutivos para todos os envolvidos", disse o co-autor David G. Rand, de Harvard. "As pessoas com o maior número de pontos não utilizam as punições mais onerosas."

Nesse jogo computadorizado, os jogadores, que competiam em pares contra oponentes desconhecidos, escolhiam entre três opções a cada rodada: cooperar, trair ou punir. Os jogadores ganham ou perdem pontos para seus oponentes com base em suas decisões.

O estudo recebeu o apoio da National Science Foundation, dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e de várias fundações privadas.



Fonte: Bloomberg News, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç