Pular para o conteúdo principal

Marketing e Propaganda: Distinções, definições e objetivos

Há distinções entre Marketing e Propaganda ou como popularmente se conhece, são sinônimos? Tanto no meio social, quanto no meio acadêmico, essa dúvida persiste e permeia qualquer discussão sobre a popularização ou conhecimento de algum produto. O presente artigo possui a pretensão de elucidar as questões relativas a essa tão audaz e antiga dúvida: fazer Marketing é o mesmo que fazer Propaganda?

Como distinção inicial entre Marketing e Propaganda, faz-se necessária a definição de Marketing, esclarecida por Philip Kotler e Kevin Keller nas seguintes palavras: “Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com os outros”. Já Peter Drucker enfoca o Marketing numa perspectiva de que seu objetivo é tornar a venda do produto ou serviço, supérflua, conhecer e entender tão bem o consumidor que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda sozinho. As definições sobre Marketing aqui expostas demonstram não só a abrangência da matéria, mas também seus objetivos distintos, mas complementares aos da Propaganda.

O conhecimento popular compreende com clareza a função da Propaganda: tornar um produto conhecido do público. Inclusive, para a Associação Americana de Marketing, propaganda é toda forma paga e impessoal de promover idéias, bens e serviços por conta de uma instituição patrocinadora. Dessa forma, fazer propaganda implica necessariamente em pagar um veículo de comunicação, na compra de um espaço publicitário.

Em 1960, o Marketing foi instrumentalizado por McCarthy, resumindo os elementos do marketing no que chamamos atualmente de Marketing mix ou os 4 Ps de Marketing, composto mercadológico formado pelo Produto, Preço, Praça (ou distribuição) e Promoção. De forma simplista, Produto é o bem ou serviço ofertado pela empresa e como esse é desenvolvido, levando em conta a marca, o design, a embalagem, etc. Preço é a proposta de valor quantificado para a oferta. A praça ou distribuição é a forma que a oferta chegará “nas mãos” do cliente, como por distribuidores, varejistas, atacadistas, etc. E, enfim, a promoção é a forma de estabelecer diversas formas de comunicações que visam promover os produtos, serviços, marcas, benefícios, bem como fortalecer o relacionamento a longo prazo com os clientes.

A promoção de Marketing ainda envolve o composto de comunicação, onde se desenvolve a Propaganda, a promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e atendimento ao cliente. O objetivo da Propaganda não se resume a fortalecer a imagem do produto, serviço ou da marca no mercado, mas também estabelecer o posicionamento estratégico da oferta, bem como planejar, fortalecer e adicionar valor à própria imagem da empresa perante a sociedade, clientes, parceiros e acionistas.

Ante o discorrido, não podemos confundir Marketing com Propaganda, haja vista que a amplitude do primeiro engloba o segundo. Mesmo possuindo objetivos diversos, a Propaganda e o Marketing estão alinhados no que se refere à captação e fidelização do consumidor. O Marketing é responsável pelo desenvolvimento, estratégia de distribuição e precificação do produto e, por sua vez, a Propaganda torna esse produto conhecido do público, posicionando-o na cabeça do cliente conforme as diretrizes estabelecidas pela alta administração.

Relevamos e entendemos a sabedoria popular errônea sobre os temas aqui abordados, porém, não nos esquivemos do que foi escrito. Apesar de ser costume a utilização indiscriminada e sinônima de Propaganda e Marketing, nossa função, que agora é sua, é esclarecermos e sustentarmos a verdade dos termos desse artigo. Afinal, assim como não devemos misturar alhos com bugalhos, não podemos mais confundir Marketing com Propaganda.


Fonte: Por Elias Guilherme Trevisol, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç