Pular para o conteúdo principal

O custo do necessário ajuste ambiental

No final do ano passado, o alto dirigente de uma empresa multinacional deixou escapar em reunião que só faria investimentos expressivos em novos modelos de produção e em produtos com baixa emissão de carbono quando os consumidores estivessem dispostos a pagar o “preço da novidade.”

Em defesa de sua tese, o executivo amparou-se no argumento de que os brasileiros são poucos críticos á abordagem do tema pelo mundo empresarial e ainda não perceberam o valor dessa questão a ponto de a considerarem central em suas decisões de consumo. Será?

Para buscar possíveis respostas, vale recorrer às conclusões da pesquisa Os Brasileiros Diante das Mudanças Climáticas. Realizado em 2007 pela Market Analysis, este importante estudo constatou a existência de quatro grupos ao fazer o cruzamento entre as variáveis "relação entre as esferas econômica e ambiental" e "avaliação do desempenho ambiental de empresas".

O mais numeroso (35%) compõe-se de indivíduos conservadores com visão baseada em conceitos da sociedade industrial. São os chamados "materialistas despreocupados". Para eles, pouco importa o quanto as empresas impactam o meio ambiente contanto que continuem a movimentar a economia, gerando empregos e produtos com preços acessíveis. Segundo o estudo, feito nas oito principais capitais do País, eles se encontram concentrados no Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre. Em seguida, destaca-se o grupo dos "críticos ambientalistas" (24%). Como o próprio nome sugere, esses indivíduos não só valorizam muito a questão ambiental como consideram insatisfatória a performance ambiental das empresas. Um em cada quatro brasileiros joga no time dos super engajados. E é mais fácil encontrá-lo em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Um terceiro grupo, o dos "apoiadores ambientalistas", reúne 22% de consumidores. Igualmente entusiastas da temática, diferenciam-se do anterior por estarem satisfeitos com os esforços corporativos pela causa. Belo Horizonte é a cidade que mais concentra esses indivíduos. Ainda de acordo com a pesquisa, um em cada oito cidadãos ajuda a formar o bloco dos "materialistas críticos." Morando principalmente no Rio de Janeiro e em Salvador, eles priorizam a abordagem econômica em relação á ambiental, mas mesmo assim acham que as empresas não cumprem suas responsabilidades socioambientais.

Há outros elementos interessantes a considerar no estudo da Market Analysis. Na busca de respostas sobre o nível de engajamento ambiental do consumidor brasileiro, a pesquisa chegou a quatro "reações" cruzando as variáveis "eventual impacto negativo do corte de carbono para a economia" versus "ameaça para o indivíduo e sua família representada pela mudança de clima."

A reação de paralisia (44%) é a que engloba o maior número de pessoas. Confusos com o modo como o tema vem sendo discutido na agenda pública, eles identificam muitas perdas. Mas, ao mesmo tempo, acham que o ajuste ambiental produzirá impactos negativos para a economia. O segundo grupo, denominado "consenso sustentável", compreende 36% que discordam da idéia de que uma redução de carbono vai necessariamente diminuir a atividade econômica. Preocupados com a ameaça das mudanças climáticas, eles se mostram receptivos a intervenções no modelo produtivo e estão entre os que melhor aceitam iniciativas, produtos e serviços sustentáveis.

Os outros dois grupos equivalem a 20% da população. Cerca de 7% compõem o grupo dos que desconfiam do aquecimento global e não abrem mão do atual modelo de produção e consumo. São resistentes a qualquer ônus ambiental e, portanto, à proposta da sustentabilidade. O último grupo abriga 13% de "otimistas ingênuos" que, além de não identificarem nenhum impacto adverso das mudanças climáticas acham desnecessário mudar modos de viver e consumir.

Por qualquer ângulo que se olhe este conjunto de dados, a posição do dirigente mencionada no início desse artigo parece, no mínimo, discutível. O próprio estudo indica, é verdade, que os brasileiros, apesar de muito preocupados, situam-se mais no campo das intenções do que no das ações. Mas contra os 35% de “materialistas despreocupados”, há, por exemplo, 46% de "ambientalistas" --uns mais "críticos" e prontos para demandar produtos ambientalmente responsáveis, outros "apoiadores" da idéia, com postura que pode evoluir mediante revisões de pensamento estimuladas pelo crescente debate do tema na sociedade. Ainda que os 20% de desconfiados e resistentes á proposta da sustentabilidade mantenham essa posição, por ignorância ou teimosia, o percentual dos que admitem o consenso sustentável deve crescer substancialmente nos próximos anos com adesão dos que vão se libertar da paralisia depois de entender que o necessário ajuste ambiental não constitui barreira para a economia.


Fonte: Por Ricardo Voltolini, in www.aberje.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç