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Desafio de empreender não espera o carnaval

Começo de ano é um tempo fértil para reavivar a rede de relacionamentos e se inteirar quanto aos planos das empresas para o novo período, colhendo informações estratégicas para aqueles que se empenham em gerir a carreira com assertividade e competência. Além de material farto na mídia, dando conta de balanços e perspectivas de setores e companhias, há no ar o rescaldo do clima mais amistoso que toma conta de todos no mês de dezembro e na transição do calendário. As condições favorecem o diálogo, pois as pessoas estão mais abertas para falar de seus projetos e também para ouvir os planos alheios - e é neste espaço de interação que podem surgir oportunidades singulares.

Alguns ainda não despertaram para a dinâmica atual dos negócios, insistindo na ladainha de que o país só começa a funcionar depois do carnaval. Ledo engano. É certo que há uma certa descompressão, seja pelas festas de final de ano ou pelas férias de verão. No entanto, ainda que as pessoas procurem tirar alguns dias para recarregar as baterias, as empresas continuam ativas e tocando seus projetos, cientes de que, em tempos globais e de acirrada concorrência, um cochilo pode ocasionar sérios danos ao desempenho.

Não há dúvida de que entrar em ação requer energia, especialmente para aqueles em transição de carreira ou buscam dar uma guinada na trajetória profissional. O mercado melhorou, há um entusiasmo maior no ambiente de negócios, mas as vagas disponíveis permanecem insuficientes diante do número de pretendentes.

O nível de exigência das organizações está, indiscutivelmente, mais elevado. Dos candidatos, freqüentemente ouvimos reclamações sobre processos seletivos muitos rigorosos e escassez de vagas. Por parte de empregadores e recrutadores, é recorrente a queixa de carência de perfis adequados às demandas. As posições existentes requerem profissionais diferenciados, multifuncionais, com histórico de bons resultados, carreira coerente, pró-ativos, atualizados, dispostos e com atitude positiva.

Nesta peleja, quem está com a razão? Posso afirmar com tranqüilidade que, no fundo, ambos os lados. A competitividade do mercado exige que as empresas busquem aumentar a qualidade, reduzir custos e dar conta de uma série de outras questões como clima organizacional, responsabilidade socioambiental, governança corporativa, inovação, etc. Ou seja, as exigências para uma atuação de excelência também têm aumentado para as organizações. Como fazer frente a isso? Com gente preparada e disposta a empreender o desafio.

O desafio de empreender não espera o carnaval. No campo profissional, aproveite o período pré-carnavalesco para reatar alguns nós da rede e preparar o terreno para uma nova aproximação na seqüência. Durante os quatro dias de folia, fortaleça os vínculos com parentes e amigos e, se tiver oportunidade, faça novos contatos. Networking é relacionamento, gente lidando com gente, um exercício natural, que pode ser feito a qualquer hora, mesmo durante o carnaval.


Fonte: Por José Augusto Minarelli, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 7

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