Pular para o conteúdo principal

Uma norma necessária, não imprescindível

A esta altura do processo de desenvolvimento da responsabilidade social empresarial no País é justo perguntar até que ponto uma norma como a IS0 26000 pode ser considerada imprescindível para a consolidação das práticas socialmente responsáveis entre as empresas brasileiras. Imprescindível ela certamente não será, por várias razões. Necessária, talvez. Mas não como foi a sua prima mais velha, a ISO 9000, para o estímulo à implantação da qualidade. Nem como sua irmã, a ISO 14000, para a disseminação das práticas de ecoeficiência e redução de impactos ambientais.

Os tempos são outros. Os movimentos são outros. Nos anos 1980 e 1990, a International Organization for Standartization tomou a frente dos debates sobre qualidade e ecoeficiência. Foi a sua principal referência, a sua fonte de geração de padrões. E, por causa disso, seu conjunto de normas, mais do que sugestivas, serviu como diretriz básica, roteiro de orientação e implantação dos processos então iniciados nas empresas.

A RSE nasceu mais solta, menos regulamentada, fruto de um período de gestação menor e mais acelerado. Produto de uma mudança radical no modo de pensar e fazer negócios, demandada a partir da segunda metade os anos 1990, ela cresceu muito rápido, ganhou corpo e se expandiu pelo mundo como uma resposta das empresas aos reclamos de uma sociedade globalizada que passou a contestar eticamente um modelo de desenvolvimento fundamentado no crescimento econômico, mas com prejuízo do equilíbrio social e da preservação do meio ambiente.

Não houve tempo, portanto, para estabelecer padrões ou normas. Muito menos para que esse debate fosse incubado tecnicamente no âmbito de uma única organização certificadora. Tanto isso é verdade que o maior esforço dos idealizadores da ISO 26000 tem sido o de harmonizar avanços conceituais propostos por diferentes organizações em todo o mundo: um cuidado importante de quem não quer mudar as regras de um jogo que não começou hoje, de quem não está a fim de assumir o ônus de engessar movimento que, bem ou mal, segue seu curso autônomo e flui com energia própria.

Este quadro talvez explique também o fato de que a ISO 26000, ao contrário das séries anteriores que pretende complementar, não será elaborada com base em pré-requisitos nem fornecerá selo de certificação. Sua principal finalidade parece ser a de consubstanciar, a partir de documentos já existentes, como o do Global Reporting Initiative (GRI), uma definição simples e um conjunto de procedimentos-padrão internacionalmente aceitos, apoiando não só as empresas, mas também outras organizações, na formalização de políticas efetivas de RS.

Com tal propósito e tais zelos, ela tem tudo para ser necessária e bastante útil. O seu potencial de contribuição, no entanto, não se esgota nesses pontos específicos. Além de se propor conferir unidade de linguagem às práticas de RS, constituir-se em guia de orientação para organizações de diferentes tipos e portes e servir como guia operacional, em qualquer estágio de implantação, a 26000 traz como benefícios básicos, a rigor, os mesmos oferecidos, de modo geral, pelas demais normas: a avaliação permanente de processos e a auditoria externa.

O primeiro item, fundamental em qualquer processo de gestão, consiste em pré-condição para formar cultura de RS nas organizações, retirando o tema da confortável posição de prática de adesão voluntária para o status de política estratégica, o que poderá - se bem conduzido - fazê-lo migrar da epiderme para a corrente sanguínea do negócio. O segundo benefício, igualmente relevante, produzirá impacto decisivo na credibilidade da empresa. A independência, fator intrínseco a todo esforço de auditoria externa que se preze, constitui um modo de eliminar definitivamente uma certa desconfiança das pessoas sobre até que ponto o que as companhias dizem fazer em RS não é mera retórica para fortalecer imagem e reputação em tempos nos quais uma e outra equivalem a ativos intangíveis muito valorizados no mercado.

Que venha, portanto, a ISO 26000. Ela será muito útil.


Fonte: Por Ricardo Voltolini, in www.aberje.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç