Pular para o conteúdo principal

Ela fechou as portas da Microsoft

O sonho de trabalhar na Microsoft já foi uma unanimidade entre profissionais nos Estados Unidos. Uma multidão de mais de 10 000 funcionários ganhou milhões de dólares com as opções de ações em sua extraordinária abertura de capital nos anos 80. Mais recentemente, no entanto, a empresa perdeu grande parte de seu antigo charme -- sobretudo no quesito desempenho em bolsa.

Em 2005, numa das mais vultosas quedas dos últimos anos, as mesmas ações que haviam enriquecido os executivos da Microsoft voltaram ao patamar em que estavam sete anos atrás. Com faturamento de 51 bilhões de dólares no ano fiscal concluído em junho, a Microsoft também acabou se tornando mais lenta e burocrática. Sem diversão, sem desafios, sem autonomia e sem incentivo financeiro fica difícil segurar os empregados. A taxa de rotatividade de funcionários cresceu de 6,7% em 2002 para um pico de 10% em 2005. Até altos executivos começaram a procurar outras companhias mais ágeis -- um exemplo foi Kai-Fu Lee, ex-vice-presidente da Microsoft que migrou para o Google em 2005.

Num final de tarde, em abril daquele ano, o presidente mundial da Microsoft, Steve Ballmer, tomou uma atitude inesperada. Ele entrou na sala da gerente de produtos Lisa Brummel, que havia passado as últimas duas décadas na área de engenharia da empresa, e, ao longo de 2 horas, tentou convencê-la de que ela deveria assumir a vice-presidência de recursos humanos. "Logo recusei, mas ele tinha tanta certeza de que eu era a pessoa certa que resolvi encarar", disse Lisa.

Lisa chegou ao cargo sem nunca ter pisado na área de RH -- e com a missão declarada de reaproximar a Microsoft de seus mais de 78 000 funcionários em todo o mundo. A empresa que sempre se beneficiara de rupturas tecnológicas para se tornar competitiva precisava de uma ruptura cultural. Lisa passou seu primeiro ano peregrinando uma vez por semana pela sede, em Redmond, no estado de Washington, para ouvir o que os funcionários tinham a dizer. Também começou a visitar blogs como o popular Mini-Microsoft -- criado por um funcionário anônimo e hoje um dos principais fóruns de discussão sobre a vida na companhia -- para entender as causas do descontentamento.

Após tantas andanças, ela descobriu que a empresa estava perdendo a atratividade sobretudo entre os mais jovens (veja quadro). Trata-se de um grupo que, nos Estados Unidos, passou a ser conhecido como geração Y, composta de 70 milhões de americanos entre 18 e 30 anos. Para a Microsoft, em que 82% dos funcionários têm mais de 30 anos, eles ainda são minoria absoluta. Mas Lisa, de 47 anos, sabia que a principal fragilidade da companhia num futuro próximo estava entre os profissionais mais novos. "Eles são ambiciosos, atentos à qualidade de vida e não se imaginam muito tempo dentro de uma empresa que não tenha nada a lhes acrescentar", afirma. Para garantir que a Microsoft acompanhasse o espírito da nova geração, ela constituiu um grupo de dez jovens conselheiros logo após assumir o cargo -- todos em início de carreira.

UMA DAS PRIMEIRAS MUDANÇAS foi a alteração do sistema de feedback. Por sugestão dos funcionários, agora os colegas opinam sobre o desempenho uns dos outros (antes a tarefa cabia apenas às chefias). A Microsoft também começou a investir em dois conceitos que fazem parte do cotidiano dos jovens: mobilidade e flexibilidade. A própria Lisa já é adepta do trabalho remoto. "Chego em casa antes das 6 e meia da tarde, mas estou sempre conectada. Se for só para checar e-mails, faço isso de casa", diz. Ela também está criando um novo ambiente físico na Microsoft -- escritórios moldados segundo o "humor" do grupo. Com paredes móveis, o mesmo espaço pode criar salas individuais ou reunir toda a equipe sem divisórias. A nova cultura já é sentida até pelo fundador da Microsoft, Bill Gates. "As expectativas de comunicação que os jovens trazem para o ambiente de trabalho estão alterando a forma como fazemos negócio. Para eles, uma mesa com telefone é um anacronismo que impede a flexibilidade que seus aparelhos móveis oferecem", escreveu Gates num e-mail enviado a funcionários em outubro.

A característica mais difícil de contornar é a infidelidade da nova geração. Ao contrário dos antigos funcionários, que projetavam toda a carreira numa mesma empresa, os novos empregados traçam objetivos de curto prazo. Um estudo da consultoria americana Rainmaker Thinking revelou que 56% dos profissionais da geração Y esperam ser promovidos dentro de um ano. Por isso, Lisa decidiu tornar mais transparente e objetivo o planejamento de carreira. Agora existe um mapeamento de todos os cargos indicando as habilidades necessárias para ocupá-los. Com essas informações, cada funcionário passa por duas reuniões anuais com o departamento de RH para discutir suas perspectivas para os próximos cinco anos e identificar o que fazer para alcançar a posição desejada.

Os funcionários mandam mais
As três grandes mudanças de Lisa Brummel:

FEEDBACK
ANTES Os profissionais eram avaliados apenas por seus chefes
AGORA Os colegas também opinam sobre o desempenho uns dos outros

NOVOS NEGÓCIOS
ANTES Quem tinha boas idéias saía da empresa para montar o próprio negócio
AGORA A empresa criou uma “agência de idéias” para financiar esses projetos

PLANO DE CARREIRA
ANTES Não havia informação suficiente sobre as possibilidades de crescimento
AGORA Todos possuem um plano para os próximos cinco anos


Lisa também se preocupou em criar uma estratégia para segurar profissionais com ambição de se tornar empreendedores -- um sonho dessa geração. "A maioria dos novos profissionais afirma que, em algum momento, vai deixar o atual trabalho para tocar o próprio negócio", afirma Bea Fields, uma das autoras do recém-publicado livro Millennial Leaders: Success Stories from Today's Most Brilliant Generation Y Leaders (algo como Líderes do milênio: histórias de sucesso dos mais brilhantes líderes da geração Y). A saída foi criar uma agência de idéias, em que um comitê de engenheiros da companhia avalia a viabilidade de novos projetos. Quem tiver em mente um novo produto ou um novo negócio pode receber um financiamento da Microsoft para concretizá-lo sem precisar sair da empresa.

"É como se fôssemos uma agência de venture capital", diz Lisa. Nos dois anos e meio em que Lisa está no comando do RH, a taxa de rotatividade caiu para 8,3% -- quase dois pontos percentuais. Agora, as novas diretrizes estão se difundindo pelas 120 subsidiárias da Microsoft no mundo. O Brasil, por exemplo, já adotou o novo estilo de feedback e de plano de carreira. A tacada inesperada de Ballmer parece ter dado certo.


Fonte: Por Guilherme Fogaça, in portalexame.abril.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç