Pular para o conteúdo principal

Benchmarking: aplicar o que deu certo no mercado pode ser um passo para não ficar para traz

Quando percebemos que uma empresa teve uma boa idéia normalmente reconhecemos e muitas vezes aplicamos em nosso benefício o que foi descoberto ou inventado por outros. Isto acontece também com empresas de diversos setores quando uma ação ou estratégia adotada por uma companhia, mesmo que de outro ramo de atividade, apresenta bons resultados. O nome que se dá a este processo é benchmarking e ele está mais presente no mercado do que se imagina.

As empresas que mais são “copiadas” não por acaso são as líderes de mercado ou pioneiras em seu setor. Coca-cola, Volkswagen, Natura, entre outras, são as que mais inspiram estratégias e ações em diferentes áreas assim como suas concorrentes, segundo Romeo Busarello, Diretor de Marketing da Tecnisa e Professor de Marketing Estratégico do MBA na ESPM.

De acordo com o diretor, é muito comum buscar idéias que podem ser adaptadas a empresas de segmentos diferentes. Feiras, eventos e atividades como seminários e workshops são um bom cardápio para quem quer escolher as próximas estratégias e inovações com o seu consumidor. “Buscamos idéias em outros segmentos e trazemos estas práticas para o mercado imobiliário”, explica Busarello.

Aprendendo com o inimigo
Esta atitude não parece ser surpreendente para o mercado. Pelo contrário, torna-se cada vez mais comum aplicar o benchmarking em empresas no Brasil e no mundo, mesmo quando a idéia captada vem da concorrência. Embora copiar da empresa que busca o mesmo consumidor que você seja uma tarefa das menos prazerosas, é preciso acreditar na criatividade como a saída mais barata para tornar um projeto mais conhecido e presente na mente do público. “Devemos buscar idéias nos outros setores e depois adaptá-las ao segmento da nossa empresa”, diz a Professora de Marketing Estratégico da ESPM, Daniela Khauaja.

O segmento definitivamente não atrapalha em nada o processo de benchmarking, até porque a variedade de áreas e setores no mercado mundial é gigantesca. Nesta amplitude o profissional que faz o benchmarking para a sua empresa, naturalmente busca a melhor companhia de um determinado setor, independente do ramo de atuação. “Quanto mais distante do setor melhor porque não fica conotada uma concorrência direta”, ensina Antonio Cosenza, Coordenador do GVcenpro - Centro de Estudos de Negócios de Propaganda da FGV-EAESP.

Sem avisar, as marcas que alimentam o benchmarking lançam suas campanhas no mercado e cabe aos concorrentes ou profissionais com esta função aplicar da melhor forma à sua rotina de trabalho ou produção. Para a professora Daniela Khauaja, qualquer hora é hora para buscar novas idéias que possam aumentar o volume das vendas. “Temos que ficar de olho nas novidades e buscar a melhor maneira de implantar o sistema de acordo com a necessidade”, conta a professora em entrevista ao site.

Criatividade com um empurrão
Em muitos casos de sucesso, as marcas se basearam nas novas estratégias e posicionamentos das grandes empresas para criar e implantar novos sistemas de captação e manutenção de clientes. No setor imobiliário, a Tecnisa fez o benchmarkig para achar um diferencial interno que chamasse a atenção do público-alvo e conseqüentemente da concorrência. Com a falta de inovação neste mercado, Romeo Busarello foi escolhido como o caçador de novas idéias. “O mercado imobiliário é sempre o mesmo do mesmo. Fui contratado para identificar o que o mercado não-imobiliário faz e trazer para a empresa”, afirma o Diretor de Marketing da Tecnisa.

Além de estabelecer novos caminhos, o benchmarking é a melhor maneira de um profissional se manter atualizado com o que há de mais moderno no mercado. Desta forma fica mais fácil buscar e alcançar uma vantagem quando não se pode investir em inovações. “Se deixar a desejar até em um diagnóstico interno da empresa, é o momento de buscar o benchmarking”, ressalta Antônio Cosenza.

O professor Cofenza sabe da importância de se ter um diagnóstico das áreas funcionais de uma companhia para identificar os pontos fracos e direcionar o benchmarking baseado na priorização. “Neste caso busca-se uma empresa com excelência naquele setor e usamos o padrão dela para implantar a melhoria na área diagnosticada”, conclui o Coordenador da GVcenpro.


Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç