Pular para o conteúdo principal

Customização B2B: fornecedores investem para atrair clientes

Cada vez mais as empresas acreditam que adaptar seus produtos ou serviços de acordo com a satisfação do consumidor é uma forma de diferenciar-se da concorrência e ganhar mercado. Baseada na palavra Customer, ou cliente em inglês, a customização surge como estratégia para a captação e manutenção de clientes, o que pode ser verdade também se aplicado na relação entre as empresas.

Para aderir a essa tendência, companhias procuram primeiro entender como funciona e qual a melhor forma para atingir o consumidor. Uma delas é oferecer ao público-alvo brindes que possam ser aproveitados de outra forma. Assim, a marca acompanha o consumidor e ele acaba fazendo a divulgação gratuita da empresa.

O trabalho de Customização pode ser baseado em pesquisas de mercado e de comportamento do consumidor para que se atinja o objetivo, utilizando-o como o veículo principal de comunicação. É através dos clientes que as empresas buscam as necessidades deles e então oferecem os seus produtos.

Núcleos especializados como diferencial
Neste setor surgem cada vez mais corporações especializadas assim como a Cool Case, uma marca que atua no mercado de capas para celulares, i-pods, máquinas digitais, palmtops, entre outros. A proprietária e estilista da marca, Graziela Pereira, trabalha com companhias como a Nokia e a Vivo onde já desenvolveu produtos com a logomarca de eventos, como o Nokia Year’’s Eve, para o último reveillon, e uma Feira de Arte Moderna realizada pela empresa de telefonia. “A Nokia nos passou a logo do evento e a Cool Case criou em cima do briefing deles. Com a Vivo, após reunião com mostruário dos produtos a empresa escolheu as peças que seriam produzidas”, diz Graziela em entrevista ao Mundo do Marketing.

Assim como a Cool Case, existem empresas que se especializaram em customização e outras que abriram núcleos específicos para este mercado. A BIC criou a BIC Graphic onde os produtos entram no mercado com uma promoção de acordo com o público-alvo da empresa, que trabalha com a continuidade da promoção ou lança novos produtos baseado no trabalho de campo. “Através dos clientes nós buscamos suas necessidades e oferecemos os produtos adequados”, conta Leandro Shultz, diretor da BIC Graphic.

A BIC Graphic usa como diferencial as tecnologias em impressão em canetas. Utilizando Cromia, reproduz uma logomarca ou embalagem em uma caneta, o Puf é em alto relevo, a impressão Invisível sinaliza a marca ou o produto principalmente em eventos noturnos com a luz negra. Outra forma de customizar é pelo aroma, com a possibilidade de escolha ou até fornecer o de sua preferência para a BIC aplicar.

Pesquisas e tendências que traçam perfil
Marcelo Abrileri, presidente do site Curriculum, diz que a simplicidade é uma tendência em um mundo rico em informação e muito complexo. “Se a empresa oferecer algo que seja o desejo do consumidor de forma simples, com certeza terá sucesso”, afirma.

A Curriculum, empresa que opera com oportunidades e vagas de emprego, utiliza o modelo grátis, agregando o dinamismo a marca. Com esta mudança, a empresa aumentou o número de visualizações de currículos, somando nos últimos 6 meses mais de sete mil visualizações no site.

Denise Von Poses, especialista em relacionamento da ESPM, sabe que é preciso falar com os consumidores de uma mesma maneira, mas com atenção para as necessidades e desejos diferentes. “Se as empresas analisassem o retorno do consumidor, poderiam devolver ao mercado as necessidades e desejos customizados que seriam consumidos”, diz a especialista.

Novas estratégias para customizar
Para evitar um impacto negativo no mercado, estes produtos são estudados cuidadosamente por seus criadores. Algumas empresas estabelecem regras enquanto outras preferem agir de maneira que o consumidor não perceba. “Se existem regras elas estão na simplificação, tem que evitar que o usuário pense, ele deve agir e interagir naturalmente”, diz o presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri.

O briefing de cada produto pode ser o moderador para este impacto. Na Cool Case os produtos são desenvolvidos de acordo com o que o cliente pede. Outra estratégia de marketing é utilizar a pesquisa para saber se o consumidor volta a comprar, se recomenda ou se há identificação com o produto. Para Abrileri, a popularidade é o melhor meio de saber a resposta.

A BIC investe em novas categorias tanto que, em agosto, comprou uma empresa que faz personalização de bolsas. “Satisfazer o cliente é mostrar novidades, entrar em novas categorias que é o que a BIC Graphic tenta fazer a cada ano”, diz Leandro Shultz. O presidente da Curriculum informa que novidades virão em outubro e adianta apenas que o site terá versões em inglês e espanhol.


Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç