Há um ano a administradora de cartões Visa lançou o programa Visa Experience, que oferece privilégios exclusivos para clientes de alta renda dos cartões de crédito da marca. “A Visa quer ir além da sua categoria”, disse o diretor de Marketing da empresa, Joseph Levy, durante o III Fórum de Marketing de Curitiba.
De acordo com o executivo, o projeto favorece a criação de uma conexão emocional com o cliente. Por trás desta ligação com o consumidor está o objetivo de lapidar uma imagem de prestígio, desejo e exclusividade para a marca Visa. Basicamente a idéia é recompensar o cliente pela fidelidade, tarefa nada fácil quando se leva em consideração o nível de exigência do público em questão.
Diferentes perfis
Antes de lançar e oferecer qualquer produto ou serviço para o consumidor é preciso entender o estilo de vida dele. Quando se fala em pessoas de alto poder aquisitivo, a preocupação precisa ser ainda maior ou o impacto negativo de qualquer falha pode ser aumentado.
No segmento de clientes top da Visa, para quem são disponibilizados os cartões Platinum e Infinit, há três divisões e são oferecidas opções diferenciadas, tanto de serviços e benefícios quanto de formas de abordagem, levando em consideração as expectativas de cada um.
Aqueles que começaram recentemente a ter um padrão de vida alto têm a necessidade de adquirir tudo que é novo. A ligação com as marcas é muito mais forte. Este público ainda se preocupa com as taxas praticadas pela operadora.
O público principal do segmento top, chamado de core, ou coração, que concentra o maior número de clientes, valoriza mais as experiências diferenciadas. Em relação ao que estas pessoas esperam da administradora de cartão, destacam-se a preocupação com taxas de juros menores e a possibilidade de acesso a eventos e espaços exclusivos.
Na ponta da pirâmide estão os clientes ultra, que buscam produtos que provem o valor. Estes consumidores estão mais preocupados com os seguros e garantias que o cartão oferece. Em relação aos mimos, são os mais difíceis de serem surpreendidos.
Experiências diferenciadas
Além de criatividade, a área de marketing da Visa precisa estar muito atenta aos detalhes dos diferenciais oferecidos. Levy comentou que tudo precisa ser impecável porque a exigência é muito grande. “Eu mesmo confiro item por item, desde os guardanapos de um jantar até os serviços de confirmação de presença e de estacionamento ”.
Entre os presentes oferecidos pela Visa aos clientes estão jantares, como o que aconteceu no ano passado e reuniu 500 pessoas para uma apresentação de atrações do Cirque Du Soleil, áreas reservadas em eventos disputados, sessões fechadas de cinema, viagens e até mesmo atividades inusitadas como passeios de balão, acrobacias aéreas e mergulhos em regiões de naufrágio.
Confira aqui o vídeo da palestra.
Fonte: Blog do III Fórum de Marketing de Curitiba
De acordo com o executivo, o projeto favorece a criação de uma conexão emocional com o cliente. Por trás desta ligação com o consumidor está o objetivo de lapidar uma imagem de prestígio, desejo e exclusividade para a marca Visa. Basicamente a idéia é recompensar o cliente pela fidelidade, tarefa nada fácil quando se leva em consideração o nível de exigência do público em questão.
Diferentes perfis
Antes de lançar e oferecer qualquer produto ou serviço para o consumidor é preciso entender o estilo de vida dele. Quando se fala em pessoas de alto poder aquisitivo, a preocupação precisa ser ainda maior ou o impacto negativo de qualquer falha pode ser aumentado.
No segmento de clientes top da Visa, para quem são disponibilizados os cartões Platinum e Infinit, há três divisões e são oferecidas opções diferenciadas, tanto de serviços e benefícios quanto de formas de abordagem, levando em consideração as expectativas de cada um.
Aqueles que começaram recentemente a ter um padrão de vida alto têm a necessidade de adquirir tudo que é novo. A ligação com as marcas é muito mais forte. Este público ainda se preocupa com as taxas praticadas pela operadora.
O público principal do segmento top, chamado de core, ou coração, que concentra o maior número de clientes, valoriza mais as experiências diferenciadas. Em relação ao que estas pessoas esperam da administradora de cartão, destacam-se a preocupação com taxas de juros menores e a possibilidade de acesso a eventos e espaços exclusivos.
Na ponta da pirâmide estão os clientes ultra, que buscam produtos que provem o valor. Estes consumidores estão mais preocupados com os seguros e garantias que o cartão oferece. Em relação aos mimos, são os mais difíceis de serem surpreendidos.
Experiências diferenciadas
Além de criatividade, a área de marketing da Visa precisa estar muito atenta aos detalhes dos diferenciais oferecidos. Levy comentou que tudo precisa ser impecável porque a exigência é muito grande. “Eu mesmo confiro item por item, desde os guardanapos de um jantar até os serviços de confirmação de presença e de estacionamento ”.
Entre os presentes oferecidos pela Visa aos clientes estão jantares, como o que aconteceu no ano passado e reuniu 500 pessoas para uma apresentação de atrações do Cirque Du Soleil, áreas reservadas em eventos disputados, sessões fechadas de cinema, viagens e até mesmo atividades inusitadas como passeios de balão, acrobacias aéreas e mergulhos em regiões de naufrágio.
Confira aqui o vídeo da palestra.
Fonte: Blog do III Fórum de Marketing de Curitiba
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