Pular para o conteúdo principal

A cultura corporativa ajuda ou atrapalha?

Embora pareça algo abstrato e vago, a cultura da empresa é de enorme importância. Os princípios e valores subjacentes à empresa são responsáveis pela inovação, pela satisfação dos funcionários, bem como pela experiência que ela proporciona ao consumidor e pela percepção que este tem dela. Minha pesquisa mostra também que a cultura está diretamente relacionada ao desempenho dos lucros da empresa. Contudo, embora muitas organizações tenham feito um bom trabalho ao definirem valores e princípios que lhes servissem de orientação para o futuro, o fato é que entender, gerir e assumir o controle da cultura corporativa continua a ser um desafio.

Quais são os principais elementos da cultura corporativa?

Missão: a missão da empresa estabelece seu projeto para o futuro. Ela dá propósito e direção à empresa. Uma boa missão tem como objetivo definir a visão, direção estratégica, objetivos e metas que todos, do nível mais modesto ao mais elevado, possam compreender, e assim caminhar no mesmo ritmo.

Adaptabilidade: avalia em que medida a empresa sabe ouvir o mercado e traduzir novas demandas em ação. A adaptabilidade requer foco no cliente, disposição para aprender e capacidade de gerar mudança.

Envolvimento: a missão por si só não conseguirá muita coisa a menos que todos estejam em sintonia e envolvidos, de tal modo que se sintam meio “donos” da empresa e, portanto, responsáveis por ela. Isto exige delegação, requer que as equipes sejam devidamente orientadas e que todos os funcionários desenvolvam capacidades específicas.

Coerência: esse aspecto da cultura diz respeito à integração interna, coordenação, controle e, em última análise, à produção do bem ou serviço de maneira diferenciada. Através da coordenação e da integração, além de acordos e de valores básicos essenciais, empresas de práticas coerentes criam sistemas organizacionais, processos e estruturas que permitem o surgimento de um sistema interno de governança baseado no respaldo consensual dos envolvidos.

A ênfase nos dois primeiros elementos dá à empresa um foco mais externo, enquanto a ênfase nos dois outros elementos proporciona a ela um foco mais interno. Assim, adaptabilidade com alto nível de envolvimento torna a companhia flexível, enquanto a tônica na missão e na coerência conduzem à estabilidade.

Não há dúvida de que, de certa forma, esses quatro elementos competem entre si. O que é mais importante: a flexibilidade ou a estabilidade? Atender aos apelos do foco interno ou externo? Como é possível manter o controle interno sem perder o dinamismo? Administrar as trocas entre esses quatro elementos é parte dos princípios fundamentais da empresa. Seja qual for a promessa dos valores corporativos, os pontos fortes e fracos desses elementos afetam os valores e os princípios verdadeiros da empresa — e, portanto, sua cultura.


Cultura e desempenho
A cultura corporativa afeta de alguma forma o desempenho dos lucros da empresa? Essa é a grande questão, e a resposta é um sim categórico. Foram analisados os pontos fortes dos quatro elementos culturais de 900 empresas, e a conclusão foi que a cultura corporativa é claramente um ativo da empresa cujos resultados vêm à tona no decorrer do tempo.

As empresas com pontuação mais elevada em todos os quatro elementos apresentam um desempenho substancialmente melhor em diversos indicadores — retorno sobre o patrimônio dos acionistas, satisfação do cliente, retorno sobre ativos e crescimento das vendas, entre outros.

Os pontos fortes de elementos específicos também apresentam correlação com as características gerais da organização. Empresas, por exemplo, com pontuação elevada em adaptabilidade e missão tendem a crescer mais. Do mesmo modo, companhias com pontuação elevada em adaptabilidade e envolvimento tendem a ser mais inovadoras; as que pontuam alto em missão e coerência costumam apresentar desempenho estável a longo prazo; por fim, empresas com pontuação elevada em envolvimento e coerência tendem a ter bom desempenho operacional e apresentam um grau elevado de satisfação por parte do empregado.


Cultura corporativa de alto desempenho
A pontuação obtida pelas 900 empresas referidas constitui um banco de dados que pode servir de referência para que outras companhias possam avaliar sua cultura e identificar os pontos fracos com impacto negativo sobre seu desempenho. Não há necessidade de que isso seja feito na empresa toda: a análise poderá ser feita em qualquer nível — diferentes subsidiárias, divisões e até mesmo unidades operacionais.

Ao comparar os pontos obtidos em cada elemento de cultura relativamente ao referencial estabelecido, as empresas poderão facilmente identificar fragilidades e observar que aspectos do negócio precisam de atenção e assim aprimorar seu desempenho. Uma pontuação baixa em missão, por exemplo, indica a necessidade de dar mais atenção à aprendizagem na hora de desenvolver a estratégia a ser adotada. Da mesma forma, uma pontuação baixa em coerência aponta para a necessidade de estruturação dos sistemas internos e de valores que permitam a produção do bem ou do serviço de modo mais confiável.

Compreender a cultura corporativa contribui igualmente para a transformação do negócio, e é de grande serventia nos casos de fusões e aquisições. Identificar, por exemplo, os pontos fortes das empresas envolvidas em um processo de fusão pode ajudar a empresa que fez a oferta a preservar a sinergia oferecida pela companhia a ser adquirida. Sem essa compreensão, a empresa iniciadora do processo corre o risco de sufocar a vantagem competitiva da companhia alvo — pela qual pagou provavelmente um alto preço — durante a assimilação.


Swiss Re Americas: um exemplo notável
A Swiss Re Americas Division é um exemplo notável de mudança de cultura e subseqüente melhora de desempenho. Em 2000, a divisão ficou no percentil mais baixo de todos os quatro elementos culturais apontados, gerando prejuízos. Depois de adotar uma série de mudanças, em 2002 a empresa havia melhorado sua missão estratégica, seu nível de adaptabilidade, o grau de envolvimento do seu pessoal e sua coerência interna. Hoje, ela tem pontuação elevada em todos os elementos culturais — e dá lucro. Esse é um exemplo extremo, mas que serve para mostrar como é importante trabalhar com a cultura certa.


Fonte: Por Dan Denison, in epocanegocios.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç