Pular para o conteúdo principal

Grandes empresas monitoram MSN e e-mail

Depois que uma conversa pela internet entre funcionários do Judiciário paulista foi adulterada e publicada nas páginas do "Diário Oficial do Estado", ficou claro que todo o cuidado é pouco na hora de trocar mensagens por e-mail ou MSN no local de trabalho. E, neste caso, não adianta reclamar, pois na maioria dos casos a lei brasileira dá ao empregador o direito de monitorar as mensagens eletrônicas de seus funcionários.

Algumas empresas têm regras claras sobre o assunto. Mesmo assim, é muito comum que aquele comentário que você fez sobre seu chefe ou aquela piada enviada a um colega vá parar na mesa do dono da empresa.

Chantagens, vazamento de informações e cantadas por MSN são situações que acontecem em cerca de 80% das empresas que permitem o uso de ferramentas de mensagem instantânea por seus funcionários, segundo o diretor da empresa Micro Frequency, Oracio Kuradomi. “Tem funcionário que passa o tempo todo batendo papo”, diz Kuradomi.

Ele é o responsável por um sistema de controle e monitoramento de internet vendido para outras empresas. Algumas vezes, também é contratado para monitorar o uso que os funcionários estão fazendo dos emails e MSN.

“Tem empresa que me contrata para ver o que acontece lá dentro. Os funcionários são avisados que tudo está sendo tudo gravado, mas depois de um tempo, as pessoas esquecem”, diz Kuradomi.

O controle de mensagens é uma regra comum entre grandes empresas do país, segundo levantamento do G1. Por isso, é bom que cada um saiba usar a comunicação corporativa a seu favor, evitando problemas de relacionamento e até mesmo demissão.

Na maioria das vezes, a regra sobre mensagens corporativas é clara. A Vale do Rio Doce, por exemplo, tem um messenger corporativo, por meio do qual os funcionários podem se comunicar com os colegas de outros estados ou países. Por isso, a companhia proíbe programas como o MSN. Além de colocar as regras para uso de e-mail no seu código de ética, a empresa criou também a campanha “Click Consciente”, um filtro de sites que mostra uma mensagem toda vez que uma página externa proibida é acessada por um funcionário (a mensagem-padrão explica o motivo do bloqueio).

TAM e Serasa também são outras empresas que preferem investir na orientação dos funcionários, principalmente por lidarem com dados e informações sigilosas sobre os consumidores. As duas elaboraram cartilhas online sobre o assunto.

“Não adianta agir apenas na parte de policiamento. A segurança tem de ser preventiva. É por meio da conscientização, do esclarecimento e da educação que você vai reduzir o potencial de incidentes por causa do uso indevido da internet”, diz o diretor de operações e serviços da Serasa, Dorival Dourado.


MSN
Embora permitam o uso de e-mail particular, a maior parte das empresas é mais rigorosa quando se trata do uso de serviços como MSN, da Microsoft, ou Yahoo! Messenger.

Grandes corporações têm sistemas próprios de mensagem instantânea e proíbem o acesso a serviços externos. Mesmo assim, vários funcionários descobrem formas alternativas para usar esses comunicadores.

Na Serasa, que lida com informações financeiras, os serviços de mensagens instantâneas são considerados pouco seguros. Por isso, seu uso é proibido. Já empresas como Sadia e TAM preferem liberar a ferramenta para casos específicos.

“É uma boa ferramenta, mas para uso empresarial esse serviço precisa amadurecer. Precisamos ter mais segurança”, diz Dourado.


Mais segurança
O gerente de produtos Office da Microsoft, Alessandro Bélgamo, diz que os serviços de mensagem instantânea fornecidos pelas empresas têm todos os requisitos de segurança para evitar invasões de hackers. Além de ser dona do MSN, a Microsoft criou também um messenger corporativo vendido para empresas.

“O MSN é um produto público, com tráfego pela internet. Mas o programa de mensagem instantânea dentro da empresa, com criptografia, tem total segurança, com ferramentas que vão combater vírus ou invasões”, diz o gerente da Microsoft.

E você, qual a sua opinião sobre o assunto?


Fonte: Por Eduardo Cucolo, in g1.globo.com

Comentários

Apostila Hacker disse…
MONITORAR MSN

O site Apostila Hacker esta disponibilizando um tutorial que mostra como monitorar o MSN do seu computador e saber tudo o que as pessoas comversam no msn.

A pessoa monitorada não ira saber que esta sendo espionada apenas você tera acesso aos dados monitorados como as conversas do msn as imagensa que foram captadas das janelas do msn, tudo isso e você ainda recebe o programa utilizado.

Qualquer um é capaz de fazer o que o tutorial aborda porem a maioria das pessoas não sabem quais ferramentas utilizar e é isso que o tutorial ira te passar.

Oferecemos os serviços On-Line de:
SENHA DE E-MAIL ( de qualquer provedor )
SENHA MSN
SENHA HOTMAIL
SENHA GMAIL
SENHA ORKUT
SENHA YAHOO
DESCOBRIR SENHA DE EMAIL
DESCOBRIR SENHA DE ORKUT
HISTÓRICO DE CONVERSAS PELO MSN,

Visite o site:
http://www.apostilahacker.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç