Pular para o conteúdo principal

O que o cliente quer

A loja da Casas Bahia localizada na praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo, é uma espécie de laboratório para a maior rede de móveis e eletroeletrônicos do país. Lá são testados conceitos que depois são expandidos -- ou não -- às outras 546 lojas do grupo espalhadas por todo o Brasil. Há dois anos, a Casas Bahia vem utilizando essa unidade para testar com mais força uma preferência crescente dos clientes: a prestação de serviços. Quem passeia na loja da praça Ramos, onde por décadas funcionou a antiga loja de departamentos Mappin, vê pontos-de-venda de produtos como pães de queijo, chocolates, sorvetes, jóias, passagens aéreas, livros e até óculos -- todos em parceria com empresas especializadas nesses mercados. "Ao facilitarmos a vida do cliente, ele fica mais tempo dentro da loja e às vezes até compra alguma coisa por impulso", diz Michael Klein, diretor-geral da Casas Bahia. A iniciativa de Klein é o maior exemplo do esforço do varejo brasileiro para seguir uma tendência mundial: aliar a oferta de serviços à venda tradicional de produtos. Com essa estratégia, cadeias do mundo todo estão conquistando maior fidelidade do consumidor, elevando as receitas e, muitas vezes, alcançando a liderança em segmentos que nada têm a ver com seu negócio principal.

No Brasil, salvo honrosas exceções, o quadro é bem diferente. Uma pesquisa inédita da consultoria Gouvêa de Souza & MD revela que as redes brasileiras estão atrasadas -- e basicamente por uma razão. Elas desconhecem aquilo que o público de fato quer consumir. "Existem lacunas que as empresas ainda não identificaram e que, em pouco tempo, poderão significar a diferença entre ser ou não bem-sucedido no segmento de varejo", diz Marcos Gouvêa de Souza, responsável pelo estudo e sócio da consultoria.

Nos últimos anos, os brasileiros têm empenhado uma parcela cada vez maior de sua renda no consumo de serviços. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumidor gastava, em 1995, 31% de seus ganhos com serviços diversos. Atualmente, essa parcela fica em torno de 55% da renda. Em sua pesquisa, a Gouvêa de Souza ouviu 2.017 consumidores com idade entre 16 e 69 anos em todo o país e mapeou o que eles mais consumiriam nas lojas. Em linhas gerais, o pesquisador percebeu um desencontro entre aquilo que as lojas oferecem e o que o consumidor realmente deseja. De acordo com o levantamento, entre os serviços mais esperados estão processamento digital de imagens, compra de ingressos, assistência técnica de produtos com defeito e corte de cabelo. Os serviços mais comuns nos varejistas, como seguros e linhas de crédito, não apresentam uma demanda tão expressiva. Segundo a pesquisa, menos da metade dos entrevistados demonstra interesse por eles. "As operações financeiras são importantes, mas já não são vistas pela clientela como um serviço diferenciado. As pessoas querem transformar essa experiência em algo muito parecido a um passeio no shopping", afirma Gouvêa de Souza.


O consumidor quer mais serviços
O que os clientes gostariam de encontrar nas lojas do varejo, segundo a pesquisa da consultoria Gouvêa de Souza

Hipermercado/Supermercado
Serviços de imagem digital 77%
Chaveiro 75%
Entrega em domicílio 73%
Compra de ingressos 67%
Cabeleireiro e manicure 53%

Lojas de roupas
Serviços de imagem digital 65%
Entrega em domicílio 63%
Reparo de roupas 61%
Compra de ingressos 60%
Cabeleireiro e manicure 53%

Lojas de móveis e eletroeletrônicos
Entrega em domicílio 71%
Assistência técnica 68%
Chaveiro 61%
Serviços de imagem digital 55%
Garantia estendida 52%

A dificuldade está em fazer isso de maneira rentável para a empresa e, ao mesmo tempo, atrativa para o cliente. Poucas redes têm sido tão bem-sucedidas em encontrar esse ponto de equilíbrio quanto o Pão de Açúcar. Diferentemente da Casas Bahia, o Pão de Açúcar decidiu assumir a gestão dos serviços oferecidos ao público em vez de terceirizá-los. Nas lojas da rede, os clientes podem pagar contas, revelar fotos e ainda encomendar um jantar completo para comemorações especiais. Algumas unidades também mantêm pet shops e farmácias operadas pelo próprio grupo -- que se diferenciam das drogarias tradicionais por terem foco em produtos fitoterápicos, homeopáticos e cosméticos importados. Dá muito trabalho ampliar o leque de ofertas ao consumidor, ainda mais mantendo essas operações sob administração própria. Mas, segundo os executivos do Pão de Açúcar, a estratégia vem dando certo. O número de clientes que consomem serviços nas lojas do grupo cresceu 22% em apenas um ano. Além disso, o cliente que utiliza serviços gasta em média 20% mais do que os outros. "Estamos sempre estudando novidades que possam atrair um maior número de consumidores para nossas lojas", diz Cláudia Pagnano, diretora executiva do Pão de Açúcar.


As exceções apenas confirmam a percepção de que os varejistas brasileiros aproveitam pouco as oportunidades no setor de serviços. Na Casas Bahia, os serviços -- incluindo os financeiros -- respondem por cerca de 10% do lucro da empresa. Na rede de supermercados inglesa Tesco, apenas os serviços como linhas de crédito e seguros já correspondem a mais de 22% dos ganhos. Sua mais nova aposta na área são os serviços de telefonia celular. Criada em 2003, a divisão Tesco Telecom opera em parceria com a operadora O2. Juntas, vendem planos pré-pagos de celular. A operadora cuida da parte técnica e a Tesco fica responsável por áreas como venda, cobrança e marketing. A associação está prestes a tornar-se a segunda maior vendedora de planos pré-pagos de celular da Inglaterra. "Na Tesco e em outras grandes varejistas do mundo, os serviços são tão importantes que deixaram de ser uma renda extra ou chamariz de consumidores para tornar-se um negócio", diz Gouvêa de Souza.

Ao agregar um novo tipo de serviço, as cadeias de varejo têm a chance de multiplicar as receitas de uma maneira drástica -- especialmente se o serviço tiver clara sinergia com o que já é feito por essas empresas. Nesse cenário, a americana Best Buy, especializada na venda de eletroeletrônicos, deu um notável exemplo de como aproveitar essa oportunidade. Há quatro anos, a Best Buy ocupava a segunda colocação no ranking de companhias especializadas no varejo de eletrônicos nos Estados Unidos. Para mudar esse cenário, seus acionistas resolveram comprar a Geek Squad, companhia de suporte técnico para reparo e manutenção de computadores dos clientes. A idéia era vender os produtos e, ao mesmo tempo, proporcionar à clientela a segurança de que a compra teria assistência técnica mesmo depois do fim da garantia. Desde então, foram mais de 5 milhões de atendimentos e a conquista da liderança por larga margem -- hoje, a Best Buy é quase três vezes maior que sua principal concorrente.

Existem alguns fatores que favorecem a expansão das redes de varejo rumo à oferta de serviços. Um dos principais é que essas empresas desfrutam de um alto grau de confiança da clientela. Em tese, isso dá a essas redes a possibilidade de oferecer serviços escoradas na confiabilidade de suas marcas. Nos Estados Unidos, o Wal-Mart aproveitou-se dessa formidável condição para lucrar com uma atividade incomum (para uma rede de varejo, claro): atendimento médico para casos de pequena complexidade. Por preços que variam de 20 a 65 dólares, o cliente/paciente faz exames clínicos, toma vacinas e se trata de problemas como gripes ou pequenos acidentes domésticos -- e, se for o caso, compra o remédio na farmácia ao lado. Tudo dentro do ambiente das lojas. Hoje existem 76 clínicas nas unidades do Wal-Mart, e a novidade deu tão certo que a meta é abrir 400 novos postos nos próximos três anos. Os exemplos do Wal-Mart, da Tesco e da Best Buy provam que o varejo brasileiro ainda pode evoluir muito na oferta de serviços, mas antes precisa aprender mais sobre as necessidades e as vontades de seus clientes.


Fonte: Por Daniella Camargos, in portalexame.abril.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç