A alta competitividade dos tempos atuais exige que gestores de marcas e produtos tenham uma visão aprofundada dos agentes e dos fatores condicionantes do mercado onde atua e, somado a isso, seja capaz de utilizar como parte integrante de suas estratégias, as percepções dos consumidores a respeito do seu produto.
O conhecimento do que pensa, sente e deseja o consumidor é componente fundamental para subsidiar a tomada de decisão e sem esse norte é muito mais difícil obter resultados satisfatórios nos negócios.
Esse conhecimento deve advir de pesquisa, realizada de forma metodológica e cientifica. Levantamentos pouco sistemáticos e conhecimento informal não são suficientes. É preciso que a pesquisa de marketing seja realizada para auxiliar o executivo a compreender melhor seu ambiente e, desta forma, contribuir para que suas decisões sejam um pouco mais seguras. “Mais seguras” porque riscos sempre vão existir, mas a pesquisa é capaz de direcionar a decisões e minimizar riscos.
No entanto, quando se conhece o que pensa o consumidor sobre sua marca e produto há a oportunidade de se enfatizar o que lhe agrada e, modificar o que ele não gosta e, se possível, surpreendê-lo. Para isso, deve haver também humildade por parte do gestor, para reconhecer que a opinião que vale não é a sua ou de sua equipe, mas uma soma da percepção dos profissionais de mercado e das percepções dos clientes.
É verdade que levar em conta as percepções do consumidor pode significar ajustes que muitas vezes exigem esforços da empresa, mas esse parece um bom caminho para se alcançar o sucesso, por meio do estabelecimento de um diálogo permanente entre as características do produto, e da marca, e os desejos dos consumidores.
Há inúmeros sucessos de mercado obtidos através de estratégias desenvolvidas a partir do que pensa e quer o consumidor. Para ilustrar temos o sucesso recente da bebida da H20H!, que foi desenvolvido com base em informações de mercado, em resposta à demanda do consumidor por uma bebida gostosa com apelo de saudabilidade. Do mesmo modo, vale citar o sucesso do automóvel Fox , que foi desenvolvido a partir de diversas pesquisas com o objetivo de entender e atender o que o consumidor de carros almejava.
A pesquisa pode também monitorar as ações de marketing e promoção e estabelecer o rendimento dessas ações. Monitoramento que não só ajuda a compreender as reações dos consumidores, como também oferece subsídios para o desenvolvimento de novas ações mercadológicas e descobertas de novas oportunidades.
Resumindo, mais chance de sucesso tem a empresa está em sintonia com mercado e o consumidor. E a pesquisa sistemática é um caminho seguro para obter essa sintonia.
Fonte: Por Ione Almeida, in www.espm.br/email_mkt/newsletter/junho07
O conhecimento do que pensa, sente e deseja o consumidor é componente fundamental para subsidiar a tomada de decisão e sem esse norte é muito mais difícil obter resultados satisfatórios nos negócios.
Esse conhecimento deve advir de pesquisa, realizada de forma metodológica e cientifica. Levantamentos pouco sistemáticos e conhecimento informal não são suficientes. É preciso que a pesquisa de marketing seja realizada para auxiliar o executivo a compreender melhor seu ambiente e, desta forma, contribuir para que suas decisões sejam um pouco mais seguras. “Mais seguras” porque riscos sempre vão existir, mas a pesquisa é capaz de direcionar a decisões e minimizar riscos.
No entanto, quando se conhece o que pensa o consumidor sobre sua marca e produto há a oportunidade de se enfatizar o que lhe agrada e, modificar o que ele não gosta e, se possível, surpreendê-lo. Para isso, deve haver também humildade por parte do gestor, para reconhecer que a opinião que vale não é a sua ou de sua equipe, mas uma soma da percepção dos profissionais de mercado e das percepções dos clientes.
É verdade que levar em conta as percepções do consumidor pode significar ajustes que muitas vezes exigem esforços da empresa, mas esse parece um bom caminho para se alcançar o sucesso, por meio do estabelecimento de um diálogo permanente entre as características do produto, e da marca, e os desejos dos consumidores.
Há inúmeros sucessos de mercado obtidos através de estratégias desenvolvidas a partir do que pensa e quer o consumidor. Para ilustrar temos o sucesso recente da bebida da H20H!, que foi desenvolvido com base em informações de mercado, em resposta à demanda do consumidor por uma bebida gostosa com apelo de saudabilidade. Do mesmo modo, vale citar o sucesso do automóvel Fox , que foi desenvolvido a partir de diversas pesquisas com o objetivo de entender e atender o que o consumidor de carros almejava.
A pesquisa pode também monitorar as ações de marketing e promoção e estabelecer o rendimento dessas ações. Monitoramento que não só ajuda a compreender as reações dos consumidores, como também oferece subsídios para o desenvolvimento de novas ações mercadológicas e descobertas de novas oportunidades.
Resumindo, mais chance de sucesso tem a empresa está em sintonia com mercado e o consumidor. E a pesquisa sistemática é um caminho seguro para obter essa sintonia.
Fonte: Por Ione Almeida, in www.espm.br/email_mkt/newsletter/junho07
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