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Comunicação Política e Corporativa: o que ambas têm em comum?

A semelhança entre o mundo político e o corporativo foi tema da vídeoconferência apresentada por Josh Gottheimer, vice-presidente executivo e líder mundial da Prática Corporativa e de Relações Governamentais da Burson-Masteller Washington, durante o 10º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa.

Josh explicou como as campanhas políticas se aplicam ao âmbito empresarial. Para isso, traçou um paralelo da evolução da comunicação no mundo e das ferramentas digitais. Para ele, a comunicação é um articulador importante na orientação das pessoas à fidelização de uma marca, e a internet tornou-se uma ferramenta fundamental para disponibilizar as informações com mais agilidade. "Hoje, qualquer coisa pode ser gravada e estar no You Tube em meia hora", exemplificou.

Este novo mecanismo possibilita um ciclo de informações em tempo real em que o imediatismo é marca registrada; com isso, a cobertura dos fatos, hoje, é rapidamente divulgada no mundo inteiro, o que ocasiona uma interação maior entre as pessoas. "A boa comunicação é essencial para favorecer a opinião pública, as ações governamentais e as vendas".

Gottheimer esclareceu que as empresas na América Latina tiveram um crescimento de 18% com as ferramentas digitais, e isso é mais do que em qualquer outro lugar do mundo. Por isso, é importante observar as conseqüências e os reflexos que estes elementos trarão aos negócios e ao futuro das empresas. "Por isso digo que a política nos ensina muito acerca dos negócios, já que o voto traduz um pouco deste cenário, pois é através dele que o eleitor escolhe quem vai comandar o governo. No mundo corporativo o cliente também escolhe um produto através da indicação das outras pessoas. A partir daí, será medido o seu desempenho e o grau de satisfação perante os clientes", comparou.

Por meio de dez lições sobre o que a política nos ensina sobre os negócios, Josh insistiu na internet como a principal ferramenta para a venda e divulgação de um produto, e na importância de uma boa reputação nos cargos públicos e executivos ("A reputação pode salvar ou arruinar alguém"). Por fim, atentou para que o profissional da comunicação conheça sua audiência, afirmando que "é muito importante que você saiba com quem está falando na hora de definir a sua mensagem".

Questionado sobre do funcionamento do teleworking e da comunicação à distância, o executivo disse ser totalmente a favor. "Não importa onde o público está: o importante é se comunicar rapidamente", concluiu.


Fonte: Por Adriana de Souza e Carla Guedes Ferreira, in congressomegabrasil.maxpressnet.com.br

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