Pular para o conteúdo principal

Setor de promoção quer mais espaço na estratégia de marketing dos clientes

Em meio a discussões sobre o setor e ao crescimento vivido pelas agências de promoção e eventos, muitas pessoas ainda se perguntam o que falta para consolidar este serviço especializado de marketing. A resposta para esta pergunta não é única, mas aponta caminho que incluem elementos como integração com as demais áreas das empresas e principalmente a estratégia de comunicação.

Aos poucos as soluções que o mercado promocional oferece encontram espaço no planejamento global das empresas e a importância estratégica conquista cada dia mais credibilidade. “Este é um momento muito importante para o marketing promocional”, garante Alexis Pagliarini, Vice-Presidente de Relações Institucionais da Ampro. Para ele, o diferencial para consolidar o setor é mostrar uma mudança de postura, onde as agências não atuem como “meras executoras” e sim como agentes das estratégias de comunicação em conjunto com outras áreas.

Esta questão parece ser unanimidade entre os profissionais da área. Dirceu Ramos (foto), da DR Comunicação Integrada, Fernando Figueiredo, da Bullet, Rodrigo Rivellino, da Aktuell p.s.v.a. e Fernanda Flandoli, da B/Ferraz são alguns dos profissionais que ressaltam a importância da estratégia como pressuposto. “Hoje a promoção passa a fazer parte do planejamento estratégico”, ressalta Ramos, da DR. “Nas grandes empresas já pensam assim e nas pequenas é uma questão de tempo”, acredita.

Rodrigo Rivellino, Presidente da Aktuell p.s.v.a, observa que apesar de tudo, ainda falta maturidade para enxergar a importância estratégica da comunicação below the line. “Falta confiança para o compartilhamento de informações estratégicas, imprescindíveis à realização de um trabalho com qualidade”, diz. A solução é investir na integração com o above the line para ganhar status de parceiro estratégico, assim como tem a publicidade.

Fernanda Flandoli, Vice-Presidente de Planejamento, Estratégia e Integração do Grupo B\YPY, destaca também a relação bilateral entre above e below. Para ela, esta postura tem um apelo maior junto ao consumidor, uma vez que o envolve em seus próprios interesses e afinidades. “A marca cria uma narrativa em torno de si e de seus valores, desloca o foco de atenção para ações que extrapolam a mídia convencional e saem do lugar comum”, constata.

Para Fernando Figueiredo, Presidente da Bullet Promoções, é necessário designar importância a esta tarefa e isto inclui desde profissionais qualificados à postura da agência e da empresa. “A Bullet mesmo já faz parte do grupo estratégico do cliente, participando de decisões importantes, que vão da embalagem, da distribuição, até o advertising do anunciante, mas isso ainda não é uma realidade na maioria dos casos”, conta.

Ele destaca também que é preciso trabalhar em conjunto com departamento de marketing dos clientes e suas agências de publicidade. “Não sou a favor de liderar o processo. E sim, desenvolvê-lo a seis mãos, com todos os envolvidos o tempo todo. Assim, equilibramos as prioridades e transformamos o case do cliente em case de sucesso”. Trabalhar em conjunto com o departamento de marketing da empresa e as agências de publicidade também é o que destaca Dirceu Ramos. Ele explica que este tripé é capaz de agregar muito mais valor à comunicação da empresa.


Fonte: Por Mariana Oliveira, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç