Transcrevo aqui a íntegra do texto publicado no blog da jornalista Cris Correa, no Portal Exame. O assunto coloca em cheque a relação entre empresas, assessorias e jornalistas, citando inclusive a agência de relações públicas, que, nos EUA, são as responsáveis pela parte de assessoria de imprensa das organizações. Confira:
"O relacionamento entre empresas, assessorias de imprensa e jornalistas nem sempre é fácil. Jornalistas costumam dizer que assessores protegem as empresas (seus clientes) e dificultam o trabalho de reportagem. Assessores e executivos toda hora argumentam que jornalistas deturpam muito do que ouvem durante uma entrevista.
Essa relação muitas vezes conflituosa resultou num episódio que eu jamais havia visto na minha carreira - e que acaba de se tornar público. Enquanto estava escrevendo uma matéria de capa para a revista americana Wired na qual a Microsoft apareceria como destaque, o repórter Fred Vogelstein recebeu uma espécie de dossiê...sobre ele mesmo! O material havia sido produzido pela própria Microsoft e pela sua agência de relações públicas. Nele, além de detalhes sobre o estilo de apuração de Vogelstein, havia informações como as mensagens que a empresa deveria reforçar para o repórter e o esforço para que a Microsoft aparecesse bem nas fotos (literalmente). Além disso, a assessoria escreve que fez uma trabalho de acompanhamento do repórter, para que "não houvesse surpresas".
Pode-se argumentar que não havia ali nada de tão absurdo. Era apenas uma assessoria de imprensa mostrando para o cliente como tentava "controlar" um jornalista e fazer tudo para que a empresa se saísse bem nas entrevistas. Na minha opinião é um pouco mais grave que isso. Sobretudo porque a matéria era sobre o fato da Microsoft estar tentando se tornar cada vez mais "transparente" e adotando iniciativas como o Channel 9, um site onde milhares de funcionários da empresa reúnem seus blogs. Pegou mal."
Pegou mal mesmo. E você, o que acha?
Fonte: Por Cris Correa, in Blog Por dentro das Empresas (portalexame.abril.com.br)
"O relacionamento entre empresas, assessorias de imprensa e jornalistas nem sempre é fácil. Jornalistas costumam dizer que assessores protegem as empresas (seus clientes) e dificultam o trabalho de reportagem. Assessores e executivos toda hora argumentam que jornalistas deturpam muito do que ouvem durante uma entrevista.
Essa relação muitas vezes conflituosa resultou num episódio que eu jamais havia visto na minha carreira - e que acaba de se tornar público. Enquanto estava escrevendo uma matéria de capa para a revista americana Wired na qual a Microsoft apareceria como destaque, o repórter Fred Vogelstein recebeu uma espécie de dossiê...sobre ele mesmo! O material havia sido produzido pela própria Microsoft e pela sua agência de relações públicas. Nele, além de detalhes sobre o estilo de apuração de Vogelstein, havia informações como as mensagens que a empresa deveria reforçar para o repórter e o esforço para que a Microsoft aparecesse bem nas fotos (literalmente). Além disso, a assessoria escreve que fez uma trabalho de acompanhamento do repórter, para que "não houvesse surpresas".
Pode-se argumentar que não havia ali nada de tão absurdo. Era apenas uma assessoria de imprensa mostrando para o cliente como tentava "controlar" um jornalista e fazer tudo para que a empresa se saísse bem nas entrevistas. Na minha opinião é um pouco mais grave que isso. Sobretudo porque a matéria era sobre o fato da Microsoft estar tentando se tornar cada vez mais "transparente" e adotando iniciativas como o Channel 9, um site onde milhares de funcionários da empresa reúnem seus blogs. Pegou mal."
Pegou mal mesmo. E você, o que acha?
Fonte: Por Cris Correa, in Blog Por dentro das Empresas (portalexame.abril.com.br)
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