O lobby se constitui em uma atividade legítima das Relações Públicas, porém, atualmente é uma função muito mais exercida por advogados do que pelo pessoal de comunicação.
A importância do lobby se justifica pela necessidade da manutenção e a institucionalização do diálogo entre os empreendedores e os poderes públicos, pois estes tomarão decisões e posições que podem inviabilizar propostas produtivas das empresas privadas, uma vez que os agentes governamentais não são detentores de todos os dados e de todos os problemas existentes na sociedade, se fazendo necessário o estabelecimento de um canal de comunicação entre a empresa e o governo, entre os empresários e os membros dos três Poderes da União.
Em sua essência, o lobby pode ser caracterizado como o diálogo entre as organizações (pessoas jurídicas) e os poderes públicos, através do qual os representantes das empresas colocam informações técnicas ou econômicas à disposição dos governantes, de modo a facilitar a tomada de decisão no âmbito do Legislativo, do Executivo ou do Judiciário – não apenas para uso das empresas, mas de todas as organizações que sejam constituídas na sociedade e pela sociedade (LEMOS, 1986).
Neste contexto, a Editora Peirópolis e a Aberje lançaram no dia 1 de março o livro "Lobby: O que é, como se faz - Ética e transparência na representação junto aos governos", do jornalista e ex-ministro da Comunicação Social do governo federal, Saïd Farhat.
Farhat nos apresenta o lobby como ele é: uma ferramenta legítima da democracia, uma atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por grupos de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de serem ouvidos pelo poder público, para informá-lo e dele tentar obter determinadas medidas, decisões, atitudes. O livro esclarece o olhar preconceituoso com o qual o lobby é visto no Brasil.
A ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial juntou-se à Editora Peirópolis no lançamento do livro por defender o lobby como instrumento útil para o aprimoramento da qualidade das decisões políticas, ao explicitar o ponto de vista de diferentes atores sociais para o processo decisório.
O livro, além de sua importante contribuição sobre o tema, vem preencher uma lacuna de obras sobre lobby, cuja escassez de livros, inclusive, faz o lobby ser esquecido como objeto de estudo da área de Relações Públicas.
Fonte: www.abracom.org.br
A importância do lobby se justifica pela necessidade da manutenção e a institucionalização do diálogo entre os empreendedores e os poderes públicos, pois estes tomarão decisões e posições que podem inviabilizar propostas produtivas das empresas privadas, uma vez que os agentes governamentais não são detentores de todos os dados e de todos os problemas existentes na sociedade, se fazendo necessário o estabelecimento de um canal de comunicação entre a empresa e o governo, entre os empresários e os membros dos três Poderes da União.
Em sua essência, o lobby pode ser caracterizado como o diálogo entre as organizações (pessoas jurídicas) e os poderes públicos, através do qual os representantes das empresas colocam informações técnicas ou econômicas à disposição dos governantes, de modo a facilitar a tomada de decisão no âmbito do Legislativo, do Executivo ou do Judiciário – não apenas para uso das empresas, mas de todas as organizações que sejam constituídas na sociedade e pela sociedade (LEMOS, 1986).
Neste contexto, a Editora Peirópolis e a Aberje lançaram no dia 1 de março o livro "Lobby: O que é, como se faz - Ética e transparência na representação junto aos governos", do jornalista e ex-ministro da Comunicação Social do governo federal, Saïd Farhat.
Farhat nos apresenta o lobby como ele é: uma ferramenta legítima da democracia, uma atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por grupos de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de serem ouvidos pelo poder público, para informá-lo e dele tentar obter determinadas medidas, decisões, atitudes. O livro esclarece o olhar preconceituoso com o qual o lobby é visto no Brasil.
A ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial juntou-se à Editora Peirópolis no lançamento do livro por defender o lobby como instrumento útil para o aprimoramento da qualidade das decisões políticas, ao explicitar o ponto de vista de diferentes atores sociais para o processo decisório.
O livro, além de sua importante contribuição sobre o tema, vem preencher uma lacuna de obras sobre lobby, cuja escassez de livros, inclusive, faz o lobby ser esquecido como objeto de estudo da área de Relações Públicas.
Fonte: www.abracom.org.br
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