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Fazer comunicação estratégica "não tem preço"

Poucas empresas conseguem de fato trabalhar a comunicação de modo estratégico, fazendo campanhas, propagandas e slogans duradouros. Mais raras ainda são aquelas capazes de fazer com que esses slogans funcionem tão bem na mídia tradicional quanto na internet. A Mastercard é um dos melhores casos. Em 2007, o bordão "não tem preço" completa 10 anos.

Além de ter se transformado num slogan conhecido em todo o mundo (está presente em 105 países), ele de fato deu impulso à marca. Desde 1997, segundo uma matéria publicada na revista Fortune a Mastercard tem colocado duas vezes mais novos cartões no mercado americano que a concorrente Visa.

Aparentemente, a idéia está longe de envelhecer. De acordo com o ranking dos comerciais mais apreciados pelos consumidores em fevereiro feito pelo Adverstising Age, a novo filme da Mastercard foi o que mais agradou o telespectador.

No ano passado, a agência responsável pela campanha, McCann Erickson, também foi buscar na web novas ferramentas para turbinar a campanha e criou o site "não tem preço". Nele qualquer um pode dar sua dica do que realmente não tem preço (viagens, comida, estilo etc). O site serve também como "palco" para diversas promoções da empresa, como sugestões de finais para as propagandas e a atual: um concurso que vai escolher um estudante para atuar como "correspondente internacional", selecionando dicas que "não têm preço" em vários lugares do mundo.


Fonte: Por Cris Correa, in Blog Por dentro das Empresas (portalexame.abril.com.br)

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