Reproduzo aqui alguns trechos do artigo da psicóloga Silvana Martani sobre motivação nas empresas, publicado na newsletter da HSM Management desta semana.
"Uma empresa sempre deveria ser comparada a um grande navio e sua tripulação. Toda tripulação, desde o comandante até o faxineiro, deve saber exatamente como, quando e onde realizam suas tarefas, e saber, principalmente, para quem trabalham, a história daquela empresa, suas tradições, seus objetivos, para onde a empresa vai e como pretende chegar até lá. Cada tripulante, ao se levantar, veste seu uniforme e, a partir daí, ele não é mais ele, ele é a empresa; isso é motivação".
"Falar de motivação é falar da principal característica que move o ser humano a sair de sua cama de manhã. Quando estamos motivados não nos detemos nos obstáculos, não sentimos fadiga, lidamos melhor com nossos limites, recursos, medos e competências".
"A motivação move resultados, cumpre metas, atinge objetivos e cria facilitadores emocionais para driblar os dificultadores do dia-a-dia. Não podemos pensar no homem sem pensar na senhora de todo movimento humano: a MOTIVAÇÃO".
"A maioria das empresas nos últimos anos reconhece a necessidade de manter seus funcionários motivados para que possam atingir sempre os melhores resultados, mas a motivação não depende só e exclusivamente de incentivos ou de possíveis oportunidades, precisa de mais".
"Numa empresa cada departamento tem sua alma, suas funções, metas e diretrizes. Cada chefia detém a responsabilidade de representar na íntegra o todo do qual faz parte e manter seus funcionários unidos em um mesmo objetivo".
"O departamento de vendas de uma empresa, por exemplo, não vende somente produtos, vende imagem, história, qualidade e tradição. Este departamento é a ponte entre a empresa-produto e o consumidor, sem ele a empresa produz e não vende, não se expande, morre".
"Manter esse grupo de vendas motivado é uma das tarefas mais difíceis que existe, pois esse grupo trabalha abrindo frentes, determinando espaços e antes de vender credibilidade precisa acreditar. Desmotivado, esse grupo não somente deixa de cumprir metas, mas inviabiliza a empresa como um todo".
"Considerar as partes em função do todo é determinar a estratégia de motivação e tratar o grupo sem considerar as pessoas é abrir brechas para que alguns insatisfeitos desmotivem o grupo".
"Grandes empresas representam grandes idéias, muita competência e qualidade, mas navegar no mar aberto envolve determinação, treinamento, planejamento e conhecimento que sempre vai estar calcado no potencial humano; as máquinas, a tecnologia, os produtos sempre vão depender deste que é o cerne de toda humanidade o HOMEM e sua MOTIVAÇÃO".
Fonte: www.hsm.com.br
"Uma empresa sempre deveria ser comparada a um grande navio e sua tripulação. Toda tripulação, desde o comandante até o faxineiro, deve saber exatamente como, quando e onde realizam suas tarefas, e saber, principalmente, para quem trabalham, a história daquela empresa, suas tradições, seus objetivos, para onde a empresa vai e como pretende chegar até lá. Cada tripulante, ao se levantar, veste seu uniforme e, a partir daí, ele não é mais ele, ele é a empresa; isso é motivação".
"Falar de motivação é falar da principal característica que move o ser humano a sair de sua cama de manhã. Quando estamos motivados não nos detemos nos obstáculos, não sentimos fadiga, lidamos melhor com nossos limites, recursos, medos e competências".
"A motivação move resultados, cumpre metas, atinge objetivos e cria facilitadores emocionais para driblar os dificultadores do dia-a-dia. Não podemos pensar no homem sem pensar na senhora de todo movimento humano: a MOTIVAÇÃO".
"A maioria das empresas nos últimos anos reconhece a necessidade de manter seus funcionários motivados para que possam atingir sempre os melhores resultados, mas a motivação não depende só e exclusivamente de incentivos ou de possíveis oportunidades, precisa de mais".
"Numa empresa cada departamento tem sua alma, suas funções, metas e diretrizes. Cada chefia detém a responsabilidade de representar na íntegra o todo do qual faz parte e manter seus funcionários unidos em um mesmo objetivo".
"O departamento de vendas de uma empresa, por exemplo, não vende somente produtos, vende imagem, história, qualidade e tradição. Este departamento é a ponte entre a empresa-produto e o consumidor, sem ele a empresa produz e não vende, não se expande, morre".
"Manter esse grupo de vendas motivado é uma das tarefas mais difíceis que existe, pois esse grupo trabalha abrindo frentes, determinando espaços e antes de vender credibilidade precisa acreditar. Desmotivado, esse grupo não somente deixa de cumprir metas, mas inviabiliza a empresa como um todo".
"Considerar as partes em função do todo é determinar a estratégia de motivação e tratar o grupo sem considerar as pessoas é abrir brechas para que alguns insatisfeitos desmotivem o grupo".
"Grandes empresas representam grandes idéias, muita competência e qualidade, mas navegar no mar aberto envolve determinação, treinamento, planejamento e conhecimento que sempre vai estar calcado no potencial humano; as máquinas, a tecnologia, os produtos sempre vão depender deste que é o cerne de toda humanidade o HOMEM e sua MOTIVAÇÃO".
Fonte: www.hsm.com.br
Comentários