Os consumidores das classes C, D e E são donos de 60% dos aparelhos celulares do país, enquanto os segmentos A e B detêm 40% dos celulares, segundo o estudo "Perfil do Consumidor Brasileiro de Telefonia Celular" divulgado nesta quarta-feira (29).
No entanto, 80% dos consumidores das classes A e B possuem telefones celulares, enquanto nas classes C, D e E esse percentual cai para 45%.
A maioria dos consumidores que possui celular (64%) tem renda mensal de até R$ 480. Eles são seguidos pelos de renda entre R$ 481 e R$ 1.199, que representam 26%, e os com renda acima de R$ 1,2 mil que representam 10% do total.
O estudo mostrou ainda que a faixa etária que possui o maior crescimento de vendas de aparelho celular é a de pessoas com 51 anos ou mais, com 53% das vendas em 2006. Com relação à escolaridade, 14% dos consumidores de telefonia móvel possuem nível superior, 49%, nível médio, e 37%, tem ensino fundamental completo.
Atualmente, do total de linhas de celular no país, 81% são pré-pagas. Desse volume, cerca de 67% pertencem a usuários das classes C, D e E. Mesmo com menor percentual de pós-pagos no mercado (19%), esse tipo de linha representa 42% dos gastos com celulares no país, contra 58% dos pré-pagos.
Apesar do crescimento, o volume de celulares em relação à população brasileira ainda é pequeno quando comparado com outros países. Segundo o estudo, em outubro deste ano, esse volume era de 51,6% no Brasil, contra 89% nos países desenvolvidos. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a receita da telefonia móvel representa 5,4% da economia brasileira, contra 7,9% do PIB da média mundial.
Fonte: www.g1.globo.com
No entanto, 80% dos consumidores das classes A e B possuem telefones celulares, enquanto nas classes C, D e E esse percentual cai para 45%.
A maioria dos consumidores que possui celular (64%) tem renda mensal de até R$ 480. Eles são seguidos pelos de renda entre R$ 481 e R$ 1.199, que representam 26%, e os com renda acima de R$ 1,2 mil que representam 10% do total.
O estudo mostrou ainda que a faixa etária que possui o maior crescimento de vendas de aparelho celular é a de pessoas com 51 anos ou mais, com 53% das vendas em 2006. Com relação à escolaridade, 14% dos consumidores de telefonia móvel possuem nível superior, 49%, nível médio, e 37%, tem ensino fundamental completo.
Atualmente, do total de linhas de celular no país, 81% são pré-pagas. Desse volume, cerca de 67% pertencem a usuários das classes C, D e E. Mesmo com menor percentual de pós-pagos no mercado (19%), esse tipo de linha representa 42% dos gastos com celulares no país, contra 58% dos pré-pagos.
Apesar do crescimento, o volume de celulares em relação à população brasileira ainda é pequeno quando comparado com outros países. Segundo o estudo, em outubro deste ano, esse volume era de 51,6% no Brasil, contra 89% nos países desenvolvidos. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a receita da telefonia móvel representa 5,4% da economia brasileira, contra 7,9% do PIB da média mundial.
Fonte: www.g1.globo.com
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